3 semanas atrás 7

'Marcha da Geração Z': manifestação contra governo e aumento da violência acaba em confronto no México

A marcha, que reuniu milhares de manifestantes na Paseo de la Reforma — uma das principais avenidas da capital mexicana — protestava contra o governo da presidente Claudia Sheinbaum e contra o aumento dos casos de violência, incluindo o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo.

Segundo a mídia internacional, as tensões escalaram no começo da tarde, quando alguns jovens escalaram uma das barreiras metálicas que cercavam o Palácio Nacional e começaram a golpear a estrutura, com o objetivo de derrubá-la.

Policiais e militares que acompanhavam o protesto teriam reagido com gás lacrimogêneo e pó de pólvora para dispersar os manifestantes, que por sua vez responderam lançando fogos de artifício em direção aos policiais.

Veja os vídeos em alta no g1:

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Perto das 13h, protestantes e pessoas encapuzadas conseguiram abrir uma brecha na cerca metálica e passaram a tentar invadir o Palácio Nacional. A polícia que guardava o perímetro começou a atirar pedras nos manifestantes. Alguns ficaram feridos e foram atendidos por médicos que também participavam do protesto.

Com a escalada das tensões, mais policiais da Secretaria de Segurança Cidadã chegaram ao local e passaram a agredir os manifestantes, que em poucos minutos deixaram o local.

O protesto foi organizado principalmente por grupos de jovens — motivo pelo qual a manifestação ficou conhecida no país como a "marcha da Geração Z". Segundo a agência de notícias France Presse, no entanto, pessoas de várias idades participavam.

*Esta reportagem está em atualização

Manifestantes avançam contra a polícia durante marcha na Cidade do México. — Foto: Marco Ugarte/AP Photo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro