1 ano atrás 62

Mariposas não são atraídas pela luz, ao contrário do que parece

Quando estão voando, os insetos têm rápida aceleração, o que prejudica seu senso de gravidade. Por isso, eles precisam do céu, mesmo à noite, para discernir qual é o "lado de baixo" e o "de cima". A luz artificial atrapalha esse processo.

Como foi feito

As conclusões do estudo foram possíveis a partir de 477 vídeos que mostram 11 diferentes ordens de insetos. Os pesquisadores usaram câmeras de alta velocidade capazes de capturar os voos rápidos e frenéticos dos insetos.

Os pesquisadores utilizaram câmeras de alta velocidade para capturar os voos dos insetos
Os pesquisadores utilizaram câmeras de alta velocidade para capturar os voos dos insetos Imagem: Reprodução/Imperial College London

Em seguida, a equipe utilizou ferramentas de computador para reconstruir em 3D os pontos que mostram o caminho dos voos. Com os dados em mãos, os pesquisadores concluíram que, de fato, as espécies voltavam as costas para a luz. "Você assiste aos vídeos em câmera lenta e vê isso acontecendo de novo e de novo", diz Yash Sondhi, pesquisador pós-doutor no Museu da Flórida de História Natural e autor do estudo em entrevista para o portal de notícias da Universidade Internacional da Flórida.

Talvez, quando as pessoas percebem isso, como em torno das luzes da varanda ou de um poste de luz, pareça que elas estão voando diretamente para a luz, mas não é o caso.
Yash Sondhi

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro