11 meses atrás 19

Marvel Rivals mostra que ainda há espaço para os hero shooters; testamos

Marvel Rivals é um novo jogo gratuito de tiro em terceira pessoa produzido e publicado pela gigante chinesa NetEase Games. O game traz os heróis e vilões do multiverso da Marvel ao gênero de hero shooter, estilo Overwatch 2. As partidas se desenrolam em equipes de seis jogadores, dividindo-se entre atacantes e defensores, em cenários que estão sempre em transformação com os danos provocados pela batalha. O título foi lançado nesta última sexta-feira (6) com versões para PC (Steam), PlayStation 5 (PS5) e Xbox Series X/S, incluindo suporte a crossplay.

Em apenas três dias, o jogo, que é gratuito, já registrou mais de dez milhões de usuários considerando todas as plataformas. A boa estreia denota que a fórmula talvez não esteja tão saturada quanto se acreditava, embora o sucesso do jogo esteja sujeito à forma como a desenvolvedora conduzirá as próximas atualizações de conteúdo e balanceamento. Para saber se Marvel Rivals vale a pena, confira, a seguir, as impressões do TechTudo sobre o lançamento.

 Divulgação/NetEase Games Marvel Rivals traz partidas entre equipes de seis jogadores com heróis e vilões do multiverso da Marvel — Foto: Divulgação/NetEase Games

Um misto de novas ideias e visuais espetaculares

Mais do que seu elenco de personagens marcantes dos quadrinhos, Marvel Rivals tem como principal cartão de visitas a sua apresentação visual. Isso porque jogo conta com boas decisões de design: as ilustrações, animações, cenários e principalmente seus modelos tridimensionais são muito caprichados e sinalizam o altíssimo orçamento da produção. Ainda que você não tenha familiaridade com jogos multiplayer competitivos, a qualidade salta aos olhos a ponto de instigar curiosidade.

Já as pessoas que tiverem experiência com Overwatch conseguem traçar rapidamente muitos paralelos, em especial com o kit de habilidades de cada boneco. Os arquétipos mais básicos estão aqui: Estrategista, Duelista e Vanguarda — ou Suporte, DPS e Tanque, respectivamente. A principal diferença do game está nas habilidades colaborativas liberadas apenas quando os jogadores formam duplas específicas de bonecos.

Por exemplo, quando Rocket Racoon e Groot estão na mesma equipe, o primeiro consegue pular nas costas do segundo, reduzindo o dano recebido. Já quando a Peni Parker ou o Homem-Aranha estão na mesma equipe do Venom, este compartilha suas habilidades de simbionte e permite criar espinhos que causam dano em área e afastam os adversários. Todos os personagens se beneficiam de alguma forma das composições sugeridas, seja com o desbloqueio de novas habilidades ou melhorias de atributos — tais como vida, velocidade e dano.

Claro, os jogadores têm liberdade para montar as equipes de outras formas e descobrir seus próprios combos, sem a necessidade de ativar as colaborações pré-estabelecidas. No entanto, essa é uma ferramenta muito satisfatória que serve de guia para novos jogadores escolherem personagens sinérgicos no contexto da partida. Isso torna a experiência com o jogo muito acessível e divertida desde o início.

 Divulgação/NetEase Games Marvel Rivals chama a atenção com habilidades colaborativas quando há combinações específicas de personagens — Foto: Divulgação/NetEase Games

Outro destaque do jogo são os seus cenários destrutíveis. É possível derrubar paredes, pilares, pontes e até mesmo construções inteiras de modo a transformar o campo de batalha e criar vantagens estratégicas. Essa característica também colabora para tornar as partidas dinâmicas, além de aumentar o seu apelo visual.

Neste período de lançamento, também há uma quantidade agradável de mapas e objetivos. Cada um também traz uma belíssima animação de introdução e encerramento, seguindo o estilo artístico dos materiais de publicidade do jogo. Ambos são bons o bastante para sustentar o jogo por muito tempo, mas fica a expectativa pelo que será adicionado no futuro não muito distante.

As funcionalidades essenciais estão aqui

Nos últimos anos, criou-se muito ceticismo com relação a jogos do estilo hero shooter. Com o fracasso recente de Concord no PlayStation, considerado o lançamento mais desastroso da história dos videogames, muitos usuários repercutiram a tese de que se perdeu o interesse por esse tipo de game. No entanto, a estreia explosiva de Marvel Rivals vai na contramão disso.

É possível atribuir a repercussão de Marvel Rivals ao fato de que o jogo se preocupou em construir uma base sólida para receber a comunidade. Além de não haver a barreira de entrada do preço, o jogo tem suporte a multiplayer crossplay entre todas as plataformas e fornece acesso a todos os seus personagens desde o início. Vale mencionar, ainda, funções de apoio interessantes como replays e “jogadas da partida” para todos os players.

 Reprodução/Bruno Magalhães Marvel Rivals agrada em teste com visuais chamativos e mecânicas de gameplay divertidas — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

Além disso, foram realizados vários testes fechados ao longo do ano para fazer ajustes finos em questões como balanceamento e otimização. Agora que o jogo está disponível para o grande público, novas necessidades podem surgir, mas o produto entregue é muito divertido e consistente. Isso mostra como a NetEase Games fez a lição de casa e observou os erros de títulos semelhantes.

Uma das poucas ressalvas é a ausência da dublagem em português do Brasil. Os idiomas disponíveis são somente inglês e japonês. Apenas os textos estão localizados no nosso idioma, enquanto algumas traduções estão equivocadas e dificultam o entendimento de certas habilidades.

Marvel Rivals oferece uma das melhores experiências de multiplayer em equipe nas plataformas atuais. O jogo se torna cada vez mais interessante conforme aprendemos novos personagens, cujos kits são variados e divertidos para sustentar horas a fio de jogatina. Sua qualidade visual também é de tirar o fôlego, esbanjando qualidade e escolhas de design interessantes para figuras que já são bem conhecidas pelo público.

Seja você um entusiasta de hero shooters ou apenas alguém com curiosidade porque se interessou pelo estilo artístico, Marvel Rivals está a apenas um clique de distância. A NetEase Games não poupou esforços para quebrar algumas das principais barreiras de entrada dos videogames e tem em mãos um produto com potencial gigantesco. Vale lembrar que esse é um jogo ideal para curtir com amigos, mas também é perfeitamente possível se divertir sozinho.

 conheça 5 títulos

Jogos leves para PC fraco: conheça 5 títulos

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro