2 horas atrás 3

MDB se aproxima de PSD e cogita reforçar aliança de centro

O MDB iniciou um processo de aproximação com o PSD, que foi intensificado depois que o partido de Gilberto Kassab passou a ser visto como uma terceira via mais viável para a eleição presidencial.

Presidente do MDB, Baleia Rossi teve conversas nos últimos dias com Kassab e com o governador do Paraná, Ratinho Jr, hoje visto como nome mais forte no PSD para ser o candidato ao Palácio do Planalto. Diversas possibilidades foram exploradas, entre elas o apoio formal do MDB ao projeto e até a possível indicação de um vice.

Ajuda na aproximação o fato de o MDB estar hoje dividido entre alas pró e contra Lula.

Lula não esconde o desejo de atrair os emedebistas para sua coligação formal, mas a aliança é vista como improvável. Nas contas da direção partidária, são 17 diretórios hoje mais afastados do presidente contra 10 próximos ao governo petista.

Além disso, os dois partidos vêm se distanciando em estados como Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, onde a reedição das coligações feitas em 2022 está em dúvida ou descartada.

Ao mesmo tempo, MDB e PSD têm mantido boa relação e poderão compor coligações em diversos estados, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás.

O MDB analisa também a possibilidade de não se coligar com nenhum candidato presidencial, liberando os diretórios para apoiarem quem quiserem. Há também uma discussão ainda incipiente de lançar candidato próprio, no caso o ex-presidente Michel Temer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro