1 ano atrás 22

Melhor de dois mundos: 8 eletrodomésticos 2 em 1 para gastar menos luz

Eletrodomésticos 2 em 1 podem ser bons aliados do bolso no final do mês, pois, ao cumprirem duas funções, ajudam a economizar tanto na compra quanto no consumo de luz e água em casa. Porém, para que essa estratégia funcione, é preciso estar ciente dos prós e contras da ação conjunta dos aparelhos e, principalmente, avaliar se o retorno financeiro realmente compensa. Produtos como máquinas lava e seca, air fryer com forno e geladeiras com dispenser de água, por exemplo, são alguns modelos híbridos disponíveis no mercado.

Para facilitar sua escolha, o TechTudo preparou um guia com opções de aparelhos 2 em 1, comparando o consumo desses modelos com os de função única. Aliados a bons hábitos de uso, esses dispositivos podem ajudar a reduzir o consumo de energia em casa. Confira!

 Divulgação/Elgin Conheça os eletrodomésticos híbridos que podem ajudar a economizar luz e água — Foto: Divulgação/Elgin

Aparelhos híbridos para economizar luz e água

  1. Lava e seca
  2. Air Fryer com forno
  3. Geladeira com dispenser de água e gelo
  4. Micro-ondas com grill
  5. Purificador de água gelada
  6. Lava-louças
  7. Cooktop com coifa integrada
  8. Robô aspirador com mop

A máquina lava e seca é um objeto de desejo entre muitos consumidores pela praticidade que oferece ao realizar a lavagem e secagem das roupas em um único tambor. Com isso, aquele processo chato de ter que estender roupa, achar um local em que o sol bate e deixar as peças ocupando um espaço em casa sai da equação na hora de lavar. Essa é uma vantagem especialmente em apartamentos, nos quais o espaço é limitado, além de eliminar a necessidade de comprar uma secadora para cumprir a função.

Em relação ao consumo energético, a Máquina de Lavar Electrolux 11Kg Premium Care, por exemplo utiliza 0,34 kWh por ciclo. Já a secadora da mesma linha consome 4,5 kWh por ciclo. Ou seja, o uso conjunto dos aparelhos resulta em 4,84 kWh por ciclo. Já a Lava e Seca Electrolux 11Kg Perfect Care informa apenas o consumo da função de lavagem, que é igual ao da lavadora mencionada anteriormente. No entanto, é importante verificar a eficiência energética de cada aparelho, pois a lava e seca geralmente oferece ciclos otimizados que reduzem o consumo de energia, especialmente quando comparado ao uso sequencial de lavadora e secadora.

 Reprodução/Electrolux A Lava e Seca apresenta a vantagem de integrar funções em um aparelho que utiliza menos espaço — Foto: Reprodução/Electrolux

Além disso, o consumo de água da lava e seca pode ser similar ao das máquinas de lavar, mas tende a aumentar quando se utiliza a função de secagem por condensação da umidade. Para economizar, prefira modelos ventilados, que absorvem ar fresco do ambiente para secar as roupas e ainda mantêm o tambor seco ao final do ciclo. Outra dica é utilizar, sempre que possível, a capacidade máxima da máquina, o que otimiza o uso de energia por ciclo. Para eliminar qualquer gasto com energia, o ideal é realizar todos os processos manualmente.

Comprar uma air fryer com forno é uma maneira de combinar a praticidade da fritadeira com o cozimento mais tradicional, que geralmente já vem incluído em fogões. A diferença aqui, é que com a air fryer 2 em 1 você não gasta gás para assar alimentos. Para realizar um bom investimento no aparelho híbrido, é importante que o comprador se atente para informações como potência e eficiência energética – geralmente, a air fryer com forno deve oferecer um preparo mais rápido das refeições com a tecnologia de ar quente, o que resulta em um gasto menor de energia.

Segundo a calculadora da Enel, utilizar um forno elétrico com 2.000 watts de potência por 20 minutos diários tem um gasto elétrico de 20 kWh por mês. Ao mesmo tempo, a air fryer simples com uma potência de 1.500 watts, se utilizada por 20 minutos, consume 15 kWh por mês. Já uma air fryer com forno de potência 1.900 watts, em funcionamento por 20 minutos, gasta 19 kWh ao mês. O consumo exato varia de acordo com os modelos e alimentos preparados.

 Divulgação/Philco Air fryer da Philco funciona também como forno — Foto: Divulgação/Philco

3. Geladeira com dispenser de água e gelo

A geladeira com dispenser de água e gelo se destaca por oferecer água filtrada e gelada na porta do refrigerador, sem a necessidade de abrir o eletrodoméstico. Para quem quer economizar espaço na cozinha, pode ser interessante investir em um modelo com esta funcionalidade, substituindo o purificador de água tradicional, ou reduzindo drasticamente a quantidade de vezes que se abre e fecha a porta do aparelho. Algumas versões ainda possuem a vantagem de disponibilizar gelo na porta, outra função que reduz as complicações na cozinha.

Para comparar o gasto de energia entre os aparelhos, pode se considerar uma geladeira convencional com potência de 250 watts, funcionando 24 horas por dia, o que gera um consumo de 117 kWh por mês, de acordo com a calculadora da Enel. Além disso, um purificador com 75 watts de potência ligado à eletricidade pelo mesmo período de tempo tem gasto médio de 54 kWh ao mês. Já uma geladeira com dispenser e potência de 320 watts consome aproximadamente 149,7 kWh se permanecer ligada em um mês inteiro, economizando mais de 10% de energia elétrica em relação aos aparelhos separados.

 Tainah Tavares/TechTudo A geladeira com dispenser de água e gelo pode ajudar a diminuir o número de vezes que a porta do aparelho é aberta — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

No entanto, é importante ter atenção com o consumo de água em cada aparelho. Geralmente, as geladeiras com dispenser de água e gelo têm um gasto maior, pois utilizam a rede disponível de forma constante para produzir os cubos de gelo e manter a água em baixas temperaturas, da mesma forma que um purificador de água gelada. Enquanto isso, purificadores mais simples, como o de torneira, costumam ser mais econômicos por evitarem um possível desperdício de água.

Para quem ainda procura formas de liberar espaço na cozinha, uma opção é o micro-ondas com grill integrado. O aparelho acumula as funções que são encontradas em eletrodomésticos distintos: além do processo de aquecimento por ondas eletromagnéticas, uma resistência elétrica localizada na parte superior do forno realiza a função de dourar e gratinar os alimentos, otimizando o resultado das receitas.

Apesar do custo mais alto, o micro-ondas com grill pode ser encontrado com potências similares ao que os usuários estão acostumados a ver nos modelos convencionais. No entanto, o aparelho híbrido ajuda a reduzir a conta de luz por finalizar o preparo dos alimentos em um tempo menor, além de concentrar as funções que precisariam de dois dispositivos separados. Para otimizar o uso e equilibrar a conta de luz, é válido lembrar que o micro-ondas consome energia mesmo em standby, por isso, prefira manter o eletrodoméstico desligado da tomada quando não estiver utilizando.

 Reprodução/Mercado Livre Micro-ondas com grill possui funções de forno acopladas ao aparelho — Foto: Reprodução/Mercado Livre

5. Purificador de água gelada

O purificador de água gelada é uma alternativa acessível em comparação a geladeiras com dispenser de água, por exemplo. Seu principal benefício está em ter o líquido disponível em baixas temperaturas com facilidade, evitando a necessidade de encher um recipiente e armazená-lo na geladeira, como seria o caso de quem utiliza purificador que disponibilizam apenas água em temperatura ambiente.

Porém, enquanto permanece ligado na tomada, o aparelho consume energia elétrica para purificar a água que chega da rede disponível, e, depois, para refrigerar o líquido. Por outro lado, um dos benefícios está na redução da quantidade de vezes em que a geladeira é aberta e no aumento do espaço livre dentro do refrigerador, otimizando seu funcionamento com um menor gasto de energia. Além disso, purificadores de tecnologia mais eficientes costumam entrar em standby quando a água atinge uma temperatura ideal, reduzindo o consumo de energia.

 Letícia Rosa/TechTudo O purificador de água gelada pode ser uma alternativa barata para filtrar e gelar água em um mesmo aparelho — Foto: Letícia Rosa/TechTudo

A máquina de lavar louças pode ser uma aliada na hora de reduzir os gastos com contas de água e luz, além de ser uma forma de contribuir para os cuidados com o meio ambiente. Apesar de ser encontrado com preços mais altos, este eletrodoméstico é caracterizado por diversas funções que oferece um consumo mais eficiente e econômico. Em primeiro lugar, as lava-louças costumam utilizar uma quantidade pré-definida de água em cada ciclo, evitando o desperdício característico de limpar os objetos manualmente.

Já o consumo de energia de uma lava-louças varia de acordo com o modelo escolhido pelo consumidor, e é diretamente afetado pelos hábitos de cada usuário. Quanto maior for o aparelho, maior será o seu consumo a cada ciclo – por isso, prefira um modelo mais adequado à quantidade de pessoas que moram na sua casa. Além disso, eletrodomésticos de maior eficiência energética devem oferecer um funcionamento otimizado para reduzir o gasto de energia elétrica durante o ciclo de lavagem.

 Tainah Tavares/TechTudo Lava-louças — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

7. Cooktop com coifa integrada

O cooktop com coifa integrada chegou ao mercado para atender aos consumidores que desejam montar cozinhas mais funcionais e modernas. Neste eletrodoméstico, um dos mais avançados da categoria atualmente, as entradas de ar dividem o mesmo espaço que as bocas do fogão. A maioria das fabricantes oferece modelos com a coifa posicionada estrategicamente em regiões próximas aos queimadores, reduzindo a potência necessária para sugar vapores e odores que surgem durante o preparo dos alimentos.

Segundo a calculadora da Enel, uma coifa de parede com potência de 250 watts tem um consumo mensal de 15 kWh, se utilizada por 2 horas diárias. Enquanto isso, um cooktop tradicional com 4 bocas de potência de 8.300 watts em funcionamento por duas horas a cada dia e com todas as bocas acesas gasta, em média, 498 kWh ao mês. Já o cooktop com coifa embutida com 6.900 watts de potência total consome 414 kW mensalmente, nas mesmas condições de uso.

 Reprodução/Tramontina Cooktop com coifa integrada — Foto: Reprodução/Tramontina

8. Robô aspirador com mop

O robô aspirador se popularizou por automatizar a limpeza da casa, e a versão com mop auxilia em outra fase do processo. Com o eletrodoméstico, o usuário descarta a necessidade de utilizar o mop, ou esfregão, para limpar manualmente o piso ou outras superfícies. Além disso, a economia de energia está diretamente relacionada ao funcionamento por bateria encontrado na maioria dos robôs.

Utilizando a calculadora Enel, um aspirador de pó convencional com potência de 1.000 watts tem um consumo de 15 kWh por mês, se utilizado por 20 minutos diários; enquanto isso, se um robô aspirador de 35 watts como potência for recarregado por 4 horas, duas vezes por semana, seu gasto de energia mensal será de 1,12 kWh. Além disso, a maioria destes aparelhos contam com reservatórios de água que são ativados apenas nas devidas programações, evitando o desperdício do recurso.

 Divulgação/Xiaomi Robô aspirador com mop — Foto: Divulgação/Xiaomi

Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro