Houve erros bem grosseiros, como em 2021. A estimativa era terminar o ano com taxa Selic em 3,25% anuais. Mas no encerramento, os juros haviam saltado para 9,25% ao ano.
Em uma economia emergente e instável como a brasileira isso é esperado. É o que diz Álvaro Bandeira, coordenador da Comissão de Economia da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (Apimec). "Nós, economistas, precisamos ajustar previsões periodicamente", diz ele. É por isso que a pesquisa Focus é feita semanalmente, por exemplo.
A economia brasileira é mais difícil de prever porque ela é mais sensível a variações internacionais. Como o Brasil é exportador de bens primários (soja, minério, petróleo) para várias partes do mundo, entram na conta das previsões fatores que estão espalhados pelo mundo, como uma possível guerra, a paralisação de uma economia estrangeira (como aconteceu com a China).
O importante, segundo a especialista sênior de economia do C6 Bank é acertar a direção, e não o número em si. "Em 2023 a gente já estava prevendo que o dólar ia chegar a R$ 6 enquanto outras casas falavam em R$ 5,50", explica ela. Demorou mais do que o banco previa, mas a direção da previsão estava certa, diz a economista. "Quanto antes você conseguir prever essa direção, mais o investidor tem tempo de se preparar e ganhar dinheiro", afirma ela.
Como são feitas as estimativas?
As projeções são feitas com base em modelos estatísticos. Essas equações levam em conta dados do passado, disponíveis no momento, explica explica Rafael Ribeiro, professor de economia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e pesquisador do Made (Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades), da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo).

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
11 meses atrás
25





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro