Neste final de semana, muitos usuários do Instagram relataram ter recebido e-mails com pedido de redefinição de senha que não solicitaram. Ciente do ocorrido, a Meta, controladora da rede social, fez um pronunciamento afirmando que não houve violação de seus sistemas e vazamento de dados sigilosos. No comunicado, a empresa disse ter corrigido o problema que permitiu a um terceiro disparar essas mensagens, reforçou que as contas permanecem seguras e que os usuários devem ignorar alertas não solicitados. No entanto, paralelamente, voltou a circular a informação de um suposto vazamento envolvendo contas no Instagram. A seguir, entenda mais detalhes.
Instagram nega vazamento de dados após onda de e-mails de redefinição de senha; entenda — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Instagram nega vazamento de dados
Os relatos começaram após usuários receberem notificações oficiais do Instagram informando que alguém havia solicitado a troca da senha da conta, mesmo sem qualquer ação por parte dos donos dos perfis. Em alguns casos, as mensagens chegaram mais de uma vez, o que levantou suspeitas de uma possível falha de segurança.
Em resposta, o Instagram afirmou, em publicação feita em sua conta oficial no X (antigo Twitter), que identificou e corrigiu um problema técnico que permitia que um terceiro disparasse e-mails de redefinição de senha, mas negou qualquer violação de seus sistemas.
A plataforma não detalhou quem seria o “terceiro” mencionado nem explicou de que forma o problema técnico permitia o disparo das mensagens, mas reforçou que o incidente não teve impacto direto na segurança das contas.
Meta afirmou ter solucionado problema e nega vazamento de dados — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Suposto vazamento envolve até 17,5 milhões de contas, segundo empresa de segurança
Paralelamente à onda de e-mails, voltou a circular a informação de um suposto vazamento envolvendo até 17,5 milhões de contas do Instagram. O alerta foi divulgado pela empresa de cibersegurança Malwarebytes, que identificou um banco de dados sendo oferecido para venda em fóruns da dark web.
De acordo com a empresa, o material reúne informações como nomes de usuário, endereços de e-mail, números de telefone e outros dados associados aos perfis. Não há indicação de que senhas tenham sido expostas, mas esse tipo de dado pode ser usado em golpes de phishing, tentativas de engenharia social e ataques direcionados.
A Malwarebytes afirma que o banco de dados pode estar relacionado a coletas antigas ou a incidentes anteriores, e não necessariamente a uma invasão recente aos sistemas do Instagram.
Empresa identificou banco de dados do Instagram sendo vendido na dark web — Foto: Laura Storino/TechTudo O que fazer se você recebeu o e-mail
Para reduzir riscos, a recomendação é:
- Ignore e-mails de redefinição de senha que você não solicitou;
- Evite clicar em links de mensagens suspeitas, mesmo que pareçam oficiais;
- Se quiser trocar a senha, faça isso diretamente pelo app ou site do Instagram;
- Ative a autenticação de dois fatores para reforçar a segurança;
- Fique atento s tentativas de phishing relacionadas ao episódio.
Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/U/N/G9tjd9QmCJY32C3m3iJw/electrolux-1.png)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/O/J/qX4plWQXA0vHDonQUS3g/montagem-ventilador-com-gelo.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/e/K/mE94L4TOWl03zim9Wfsg/apresentacao-participantes-bbb-23.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro