2 horas atrás 1

Meta, TikTok e YouTube serão julgados nos EUA por alegações de terem viciado jovem

Seu processo é o primeiro de vários casos que devem ir a julgamento este ano, centrados no que os autores chamam de "vício em mídia social" ‌entre as crianças. Será a primeira vez que os gigantes da tecnologia terão que se defender em um julgamento sobre supostos danos causados por seus produtos, disse o advogado da autora, Matthew Bergman. "Elas estarão sob um nível de escrutínio que não existe quando você depõe perante o Congresso", disse ele à Reuters.

O júri decidirá se as empresas foram negligentes ao fornecer produtos que prejudicaram a saúde mental de K.G.M. ‌e se o uso dos aplicativos foi um fator substancial para sua depressão, em comparação com outras causas, como o conteúdo de terceiros que ela visualizou nos aplicativos ou aspectos de sua vida off-line.

"Este é realmente um caso de teste", disse Clay ‍Calvert, advogado de mídia do American Enterprise Institute, um think tank pró-negócios. "Vamos ver o que acontece com essas teorias" de que as plataformas de mídia ⁠social causaram danos à autora da ação.

Espera-se que Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, ocupe o banco das testemunhas. A empresa argumentará no tribunal ‌que seus produtos não causaram os problemas de saúde mental de K.G.M., disseram os advogados da Meta à Reuters antes do julgamento. Espera-se que o presidente-executivo da Snap, Evan Spiegel, também testemunhe, já que sua empresa foi nomeada ré no processo. ‍A Snap concordou, em ⁠20 de janeiro, em resolver a ação judicial da K.G.M.. Um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre os detalhes do acordo.

O YouTube argumentará que as plataformas da empresa são fundamentalmente diferentes das plataformas de mídia social, como o Instagram e o TikTok, e não devem ser agrupadas no tribunal, disse um executivo do YouTube antes do julgamento.

O TikTok se recusou a comentar sobre os argumentos planejados pela empresa no tribunal.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro