2 horas atrás 2

Microsoft entra na briga por chip de IA e desafia Nvidia e Google

O acesso ao Maia 200 será feito por do Azure, o serviço de nuvem da Microsoft, rival da AWS e do Google Cloud. Os primeiros chips do tipo serão implementados nos data centers da região central dos Estados Unidos e expandidos para o Arizona.

O objetivo da Microsoft é transformar a economia da IA em larga escala, oferecendo um sistema que entrega

Segundo a Microsoft e sem citar concorrentes, o Maia oferece eficiência de custo-performance 30% superior às soluções atuais. Tão aquecido a ponto de fazer da Nvidia a empresa mais bem avaliada do mundo, o mercado de processadores para IA esquentou ainda mais com a entrada do Google. A empresa desenvolveu o Gemini 3, seu último modelo e IA, com um o TPU v6, um chip desenvolvido dentro de casa.

A capacidade do acelerador despertou a atenção da Meta, que concorre em IA com o Google, mas depende das GPUs da Nvidia. Segundo reportagem do "The Information", a empresa de Mark Zuckerberg entrou em acordou para treinar seus modelos e IA com o TPU v6 ainda no Google Cloud e no futuro receber os chips para instalar onde quiser.

Dominantes até agora, as GPUs da Nvidia foram originalmente criados para computação gráfica e posteriormente adaptados para IA, enquanto as TPUs do Google são processadores especializados e projetados para rodar tarefas de aprendizado de máquina, o que as torna mais rápidas e eficientes para certos tipos de trabalho de IA.

A Microsoft também pretende usar o Maia 200 para sustentar um de seus serviços atuais, o Copilot, e dar base para a criação de seus modelos de "Superinteligência".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro