2 horas atrás 1

Microsoft explora uso de linhas de energia avançadas para tornar data centers mais eficientes

"A tecnologia nos ajuda a aumentar a densidade de ​potência sem expandir nossa presença física", disse Husam Alissa, que lidera a Equipe de Tecnologia de Sistemas no Escritório de Tecnologia da Microsoft para Cooperação e Inovação. "Ela ‌também pode nos ajudar a reduzir o tamanho da infraestrutura de transmissão de energia e diminuir o impacto na comunidade."

Cabos supercondutores de alta temperatura utilizam um material semelhante à cerâmica que transporta eletricidade de forma mais eficiente do que os condutores convencionais de cobre e alumínio, amplamente utilizados na infraestrutura de energia.

A instalação desses cabos, que atualmente não são usados ​​em centros de dados, poderia reduzir o tempo necessário para energizar os ‌grandes data centers.

A Microsoft afirmou que a tecnologia poderia permitir o aumento da densidade elétrica dentro das instalações sem a necessidade de expandir a infraestrutura, como subestações. A empresa, no entanto, não divulgou o valor do seu investimento em tecnologia supercondutora nem quando ‍poderá implementá-la em seus data centers.

Pesquisas do governo dos EUA mostram que o consumo de eletricidade de data centers pode chegar a cerca de 12% do ⁠fornecimento de energia dos EUA até 2028, triplicando em relação a quatro anos antes, o que exigiria mais infraestrutura para gerar e transportar essa ‌eletricidade.

Os complexos de data centers que estão sendo construídos atualmente exigirão mais de um gigawatt de eletricidade em um único local, o suficiente para abastecer cerca de 750.000 residências.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro