2 horas atrás 1

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar 'conselho de paz' para Gaza

"A Argentina sempre estará do lado dos países que lutam de frente contra o terrorismo, que desafiam a vida e a propriedade, e que promovem a paz e a liberdade. É uma honra para nós acompanhá-los em tamanho responsabilidade. VIVA LA LIBERTAD CARAJO", escreveu Milei no X.

Post do Milei sobre o convite de Trump — Foto: Reprodução/X

Os outros integrantes do conselho são o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional. Já o presidente americano vai presidir o órgão.

Segundo a Casa Branca, o conselho de paz vai discutir questões como "fortalecimento da capacidade de governança, relações regionais, reconstrução, atração de investimentos, financiamento em larga escala e mobilização de capital".

Trump anunciou ontem a criação do conselho, um elemento-chave da segunda fase do plano respaldado por Washington para encerrar a guerra no território palestino. "Posso dizer com certeza que é o maior e mais prestigiado conselho já reunido em qualquer momento e lugar", ressaltou, ao fazer o anúncio nas redes sociais.

O presidente americano também designou nesta sexta-feira o major-general americano Jasper Jeffers para dirigir a Força Internacional de Estabilização (ISF, na sigla em inglês) em Gaza, que terá a missão de manter a segurança no território palestino e treinar uma nova força policial para suceder ao Hamas.

Carta publicada por Milei

É para mim uma grande honra convidá-lo, como Presidente da República Argentina, a juntar-se a mim em um esforço histórico e grandioso para consolidar a paz no Oriente Médio e, ao mesmo tempo, iniciar uma nova e ousada abordagem para resolver conflitos globais.

Em 29 de setembro de 2025, anunciei o Plano Abrangente para Encerrar o Conflito em Gaza, um extraordinário roteiro de 20 pontos que foi rapidamente acolhido por todos os líderes mundiais, incluindo importantes chefes de Estado do mundo árabe, de Israel e da Europa. Em decorrência desse plano, em 17 de novembro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou de forma esmagadora a Resolução 2803, acolhendo e endossando essa visão.

Agora é o momento de transformar todos esses sonhos em realidade. No centro do plano está o Conselho da Paz, o conselho mais impressionante e consequente já reunido, que será estabelecido como uma nova organização internacional e administração governamental de transição.

Nosso esforço reunirá um grupo distinto de nações prontas para assumir a nobre responsabilidade de construir uma PAZ DURADOURA, uma honra reservada àqueles preparados para liderar pelo exemplo e investir brilhantemente em um futuro seguro e próspero para as próximas gerações. Convocaremos nossos maravilhosos e comprometidos parceiros, a maioria deles altamente respeitados líderes mundiais, em um futuro próximo.

Como Presidente do Conselho, convido formalmente a República Argentina a juntar-se como Estado-Membro Fundador e tornar-se parte da Carta do Conselho da Paz, conforme representado por você. Este conselho será único; nunca houve nada igual. Cada Estado-membro poderá designar um representante autorizado para comparecer e participar das reuniões em seu nome. Estão anexados o Plano Abrangente e a Carta do Conselho, que agora estão abertos para sua assinatura e ratificação.

Aguardo com expectativa trabalhar com você por muitos anos, em direção ao objetivo de estabelecer uma paz duradoura, prosperidade e grandeza PARA TODOS!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro