1 mês atrás 13

Modo oculto: para que realmente serve e como usar a aba anônima

Não há problema em usar permanentemente o recurso de janela anônima. Ele não gera efeitos colaterais consideráveis, exceto a perda de configurações de conta e histórico a cada acesso.

Veja como acessar esse recurso:

Chrome

Basta usar o atalho "Ctrl+Shift+N" em um desktop ou "(command)+Shift+N" caso utilize uma máquina com MacOS.

Ao fazer isso, uma janela de navegação anônima irá se abrir.

Outro jeito é ir no canto superior direito e clicar nos três pontinhos. Vai aparecer a opção Nova Janela Anônima ou Nova Guia Anônima.

Continua após a publicidade
 mesmo com navegação "sem rastros", é possivel que alguns serviços consigam ver o que você acessa
Chrome alerta: mesmo com navegação "sem rastros", é possivel que alguns serviços consigam ver o que você acessa Imagem: Reprodução

No celular, a função também pode ser acessada no menu de opções do navegador.

Firefox

O atalho para quem está no computador é "Ctrl+Shift+P" — para quem usa MacOS, "(command)+Shift+P".

Firefox disponibiliza um link com mitos comuns sobre navegação privativa
Firefox disponibiliza um link com mitos comuns sobre navegação privativa Imagem: Reprodução

No celular, você deve clicar no ícone que abre novas janelas do navegador e, em seguida, na imagem que "lembra" a de uma máscara.

Continua após a publicidade
Para navegar anonimamente no Firefox usando o celular, é preciso clicar no ícone das janelas ativas e na "máscara" à esquerda
Para navegar anonimamente no Firefox usando o celular, é preciso clicar no ícone das janelas ativas e na "máscara" à esquerda Imagem: Reprodução

Microsoft Edge

No Edge, o modo chama "InPrivate". Para ativá-lo, use o atalho "Ctrl+Shift+N" e verá a seguinte janela:

Este é o layout da navegação "InPrivate" do Edge, queridinho da Microsoft
Este é o layout da navegação "InPrivate" do Edge, queridinho da Microsoft Imagem: Reprodução

O clique nos três pontinhos no canto superior direito, que aparecerá a opção logo de cara.

Na versão para celulares, esse modo é ativado ao acessar o menu do app e escolher a opção "Nova guia InPrivate".

Continua após a publicidade

Safari

O navegador padrão dos produtos da Apple também possui um modo de navegação anônima. Para acessá-lo, basta usar o atalho "(command)+Shift+N", que abrirá a seguinte janela:

Desenvolvido pela Apple, Safari também possui modo anônimo de navegação
Desenvolvido pela Apple, Safari também possui modo anônimo de navegação Imagem: Reprodução

Ou vá em Arquivo > Nova janela com navegação privada

No celular, ao abrir o navegador, clique no botão com dois quadradinhos sobrepostos, escolha a opção Privado e clique em +.

Opera

O navegador Opera também possui um modo anônimo e, para utilizá-lo, é só usar o atalho "Ctrl+Shift+N" em um PC ou "(command)+Shift+N" no MacOS. A seguinte janela será aberta e você poderá navegar de maneira anônima.

Continua após a publicidade
Opera sugere a ativação de uma VPN para uma maior segurança
Opera sugere a ativação de uma VPN para uma maior segurança Imagem: Reprodução

Nos celulares, o caminho para ativar este tipo de navegação também é simples: entre no menu do app e escolha "Modo Privado".

Mas fica anônimo mesmo?

Um exemplo bem fácil para entender como essas janelas funcionam: imagine que você queira consultar um site sem que a sua mãe, que utiliza o mesmo computador, saiba disso. Ao usar a aba anônima, o site vai saber o seu IP, ou seja, a identidade da sua máquina, mas a sua mãe não vai saber o que você buscou.

Os endereços acessados ou as buscas que você faz na janela anônima não ficam visíveis automaticamente para outras pessoas. Por outro lado, o provedor de internet e os sites que você usa veem suas outras "pegadas digitais", como sua localização, a versão do seu navegador e o dispositivo utilizado, por exemplo.

O mais importante é que as pessoas entendam como funcionam essas aplicações para usá-las de maneira precavida e de acordo com a necessidade.

Continua após a publicidade

Para garantir mesmo o anonimato, seria necessário usar criptografia ou o Tor Project [software livre que oferece navegação mais segura], mas isso poderia comprometer a eficiência da navegação.

Com um programa como o Tor, haveria então o anonimato na conexão e da origem dos acessos. Dessa forma, os sites visitados não saberão sua cidade, o provedor e mesmo o país.

E para que serve a janela anônima?

Apesar de limitada no quesito anonimato, a navegação privativa tem usos interessantes no dia a dia. Como ela oculta algumas informações sobre você, é indicada para casos como:

1) Navegar na internet usando computador público

Dados de pesquisas, downloads e formulários não ficam visíveis para outras pessoas.

Continua após a publicidade

2) Acessar sites sem que os outros saibam

Pode ser uma opção para evitar constrangimento público ou manter algum segredo.

3) Fazer pesquisas não viciadas

Como o seu buscador sabe muito sobre você, ele costuma direcionar os resultados de uma pesquisa a partir de sites e conteúdos que você já consultou no passado. Então, se você quiser um material menos personalizado, a navegação anônima pode ser uma boa opção.

4) Comparar preços de produtos

Sites também podem usar o seu histórico de navegação para manipular preços do que você geralmente procura, como já denunciou o Ministério Público do Rio de Janeiro. Isso significa que, se você quiser pesquisar uma passagem aérea, por exemplo, vale a pena usar o modo anônimo.

Continua após a publicidade

Modo anônimo do Google Maps

O Google sabe onde você está, quando e com quem, pois o Google Maps registra diariamente os seus percursos e em quais comércios você entrou, na função Linha do Tempo. Assustou? Dá para reverter essa "perseguição" usando o modo anônimo do aplicativo.

Também é possível deletar esses registros manualmente ou programar o Google para fazê-lo automaticamente, em períodos da preferência do usuário dentro da aba Minha Atividade.

No modo incógnito, o Google Maps não salva buscas no histórico da conta, não envia notificações, impede a função de compartilhamento de localização e não personaliza o app de acordo com suas atividades.

Para ativar o modo sigiloso no Google Maps é preciso:

  • abrir o aplicativo
  • clicar na sua foto no canto superior direito da tela
  • acionar o modo anônimo.
Continua após a publicidade

A função anônima do Maps também não garante o sigilo de dados de geolocalização por provedores de internet nem em outros aplicativos, na pesquisa por voz e em outros serviços do Google.

Fontes: Thiago Ayub, especialista em tecnologias de distribuição de dados e Marina Pita, especialista em políticas públicas e advocacy relacionadas a direitos digitais

*Com informações de matéria publicada em janeiro de 2022

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro