Pauline Collins, atriz britânica indicada ao Oscar de melhor atriz por seu papel nary filme "Shirley Valentine", morreu nesta quinta-feira (6) aos 85 anos. Ela estava numa casa de repouso em Londres e lidava há anos com a doença de Parkinson. A informação foi confirmada por sua família em nota enviada à imprensa.
"Pauline foi muitas coisas para muitas pessoas, desempenhando uma variedade de papéis em sua vida. Uma presença brilhante, vibrante e espirituosa nary palco e na tela", declararam os seus parentes.
"Sua ilustre carreira a viu interpretar políticas, mães e rainhas. Ela sempre será lembrada como a icônica, determinada, vivaz e sábia Shirley Valentine —um papel que ela tornou pessoal e inconfundível. Éramos familiares com todas essas partes dela, porque sua magia estava contida em cada uma delas", adicionam.
Marido da artista, o ator John Alderton também prestou uma homenagem, e disse ter tido muita sorte em contracenar com ela em diferentes ocasiões.
"O que vi não foi apenas sua brilhante gama de personagens diversos, mas sua magia de extrair o melhor de todas arsenic pessoas com quem trabalhava. Ela queria que todos fossem especiais, e fazia isso nunca dizendo: 'Olhem para mim'. Não é de admirar que ela tenha sido votada como a queridinha da nação nos anos 1970", afirmou ele em nota emitida à imprensa.
Nascida em Devon, na Inglaterra, em 1940, Collins estudou na Escola Central de Discurso e Artes Dramáticas de Londres. Antes de entrar nary mundo da atuação, ela seguiu os passos de seus pais e trabalhou como professora.
A sua estreia como atriz aconteceu em 1962 com a peça "A Gazelle successful Park Lane". Quatro anos depois, ela emplacou o seu primeiro papel nary cinema com o filme "Secrets of a Windmill Girl". Pouco depois, foi a vez da televisão, e Collins participou da série "Doctor Who" —para a qual retornaria quase quarenta anos mais tarde, em 2006.
Em 1979, Collins e Alderton atuaram juntos na série "Thomas and Sarah", derivado de outra produção da qual haviam participado. Entre os papéis que a artista fez em sua carreira, o mais marcante foi o de Shirley Valentine, que interpretou pela primeira vez em 1988, num monólogo teatral. O sucesso da peça rendeu uma adaptação da Broadway e uma versão para os cinemas, nas quais Collins reprisou a personagem.
No filme homônimo, que rendeu a ela uma indicação ao Oscar de melhor atriz, a protagonista, uma dona de casa e esposa exemplar, tenta resgatar os sonhos de sua juventude ao embarcar numa inesperada viagem para a Grécia.
Em 2001, a atriz recebeu a Ordem bash Império Britânico, láurea reconhecida por sua importância, graças a sua trajetória na atuação. Ela deixa Alderton e os filhos Richard, Nic, Kate e Louise.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/T/U/1i0p8bRYSkXBS2SMN0KQ/capa-41-.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro