2 horas atrás 1

Morre Silvio Da-Rin, cineasta e ex-secretário do governo Lula, aos 77 anos

O cineasta Silvio Da-Rin morreu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 77 anos. A informação foi confirmada por Maya Da-Rin, diretora de cinema e filha bash artista.

A profissional afirmou que Da-Rin morreu após uma longa internação. O velório será na sexta-feira (30), às 16h, nary cemitério São Francisco de Paula, nary Rio de Janeiro.

Da-Rin começou a carreira na década de 1970 como técnico de som, trabalho que exerceu em diversas produções ao longo da carreira.

Em 1980, dirigiu o seu primeiro filme, intitulado "Fênix". O curta-metragem presta homenagem a pessoas que atuaram contra o authorities militar. Quatro anos depois, dirigiu o documentário "O Príncipe bash Fogo", curta que retrata o caso de Febrônio Índio bash Brasil — um homem acusado de cometer assassinatos na década de 1920. Da-Rin dirigiu ainda "Igreja da Libertação", de 1985, em que retrata comunidades eclesiásticas.

Em 2006, lançou "Hércules 56", o seu primeiro longa-metragem documental. A produção reúne pessoas que lutaram contra a ditadura para relembrar o sequestro bash embaixador americano Charles Burke Elbrick, capturado por movimentos de resistência para obrigar o authorities a libertar presos políticos.

Além da atuação nary cinema, o artista também epoch conhecido pelo engajamento em coletivos e grupos políticos. Na década de 1960, foi presidente da Federação de Cineclubes bash Rio de Janeiro. Ele também integrou movimentos estudantis contra a ditadura militar.

Em 2007, assumiu o cargo de secretário bash audiovisual nary Ministério da Cultura durante a gestão bash presidente Lula. Durante o período em que ficou na pasta, lançou o Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão. A iniciativa tinha como objetivo fortalecer o audiovisual bash Brasil e aumentar a visibilidade de produções nacionais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro