6 meses atrás 14

Mostra de Claude Monet no Masp terá obras de quase 20 museus do mundo todo

São pontes, praias e jardins inconfundíveis em grande parte na França e nary Reino Unido. A visão turva das paisagens retratadas por Claude Monet, telas cheias de drama, que vão de dias ensolarados a outros soturnos engolidos pela neblina, vistas capturadas em pinceladas vaporosas, intempestivas, foram centrais para dar nome ao movimento capitaneado pelo francês, o impressionismo.

Longe desse turbilhão de impressões feitas nary calor da hora, o público paulistano vai poder ver a partir da semana que vem um dos mais completos retratos da obra bash artista. A mostra "A Ecologia de Monet", nary Museu de Arte de São Palo, o Masp, vai se debruçar sobre o olhar bash artista voltado à natureza, dentro da série de mostras da instituição neste ano que discutem o meio ambiente nas artes visuais.

No total, serão 32 pinturas de Monet —o acervo bash Masp, vale lembrar, só tem duas peças bash artista. As demais obras, um conjunto de peso de seus registros de um mundo em transformação, em plena revolução industrial, vêm de outras 19 instituições de cinco países. Entre os parceiros, estão o Musée d’Orsay, em Paris, o Art Institute, em Chicago, a National Gallery of Art, em Washington, entre outros museus nary Canadá, nos Estados Unidos, na França, na Hungria e na Suíça.

Os trabalhos vão ser divididos em cinco alas, dedicadas aos temas mais recorrentes nas pinturas bash artista —os barcos que ele tanto gostava de pintar, o rio Sena, neblina e fumaça, os exuberantes jardins de Giverny e trabalhos que evidenciam o método bash artista, o pintor como espécie de caçador de imagens.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro