2 horas atrás 4

Movimentos de esquerda convocam plenária nacional em defesa da Venezuela

Movimentos de esquerda realizarão na manhã deste sábado (17) uma plenária em defesa da Venezuela e da soberania dos países da América Latina.

O encontro será online e terá como lema "Liberdade para Maduro e Cilia, já! Fora Trump, somos Zona de Paz". Entre os organizadores estão partidos políticos de esquerda e movimentos sociais, como PT, PSOL, PCdoB, CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e UNE (União Nacional dos Estudantes).

O objetivo da organização é discutir ações de defesa da soberania dos países latino-americanos contra o que chamam de "política de guerra" promovida pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos. A expectativa é de organizar comitês locais de mobilização e pressionar pela libertação do venezuelano Nicolás Maduro e de sua mulher Cilia Flores, capturados por Trump em 3 de janeiro.

Além disso, os grupos devem organizar atos para o restante do mês. Até o momento, duas datas já foram acertadas: 20 de janeiro, quando o governo Trump completará um ano, e 28 de janeiro, data em que ocorrerá o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, no Panamá –com a participação prevista de diversos empresários e líderes da região, incluindo o presidente Lula (PT).

Marcado para as 10h, o evento deve durar cerca de duas horas. Os interessados precisam se inscrever em um formulário online divulgado pelos organizadores.

Além dos movimentos já citados, participam também CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), MMM (Marcha Mundial das Mulheres), MBP (Movimento Brasileiro de Paz), CMP (Central de Movimentos Populares), Oclae (Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes), Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz), MTD (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos) e Barão de Itararé.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro