1 hora atrás 1

MST define com o PT lista de 18 candidatos a deputado na eleição

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) terá 18 candidatos a deputados na eleição filiados ao PT. Serão 12 a estadual e 6 a federal, por 13 estados.

A lista foi apresentada por dirigentes do movimento nesta segunda-feira (19) ao presidente do partido, Edinho Silva, durante o 14º encontro nacional do MST, em Salvador (BA).

Na conversa, o dirigente partidário se comprometeu a apoiar as candidaturas e ajudar a fortalecer a atuação dos movimentos populares.

Atualmente, o MST tem três deputados federais, todos filiados ao PT: Valmir Assunção (BA), João Daniel (SE) e Marcon (RS).

A ideia é tentar aumentar essa bancada, como parte da estratégia de partidos de esquerda de fortalecer sua representação na Câmara num quarto governo Lula.

Para isso, militantes que hoje exercem mandato de deputado estadual buscarão migrar para a Câmara federal.

Uma das apostas é Rosa Amorim, 29, deputada estadual em Pernambuco. Além da relação com o MST, ela teve trajetória no movimento estudantil e em grupos de defesa de direitos de negros e pessoas LGBTQIA+. Em outubro, será candidata a deputada federal.

Além dos nomes que concorrerão pelo PT, o MST também deverá ter candidatos filiados a outra siglas de esquerda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro