A Multiplan, empresa que gerencia shoppings centers em vários estados brasileiros, revelou ter sido alvo de um ataque cibernético. O acesso não autorizado ocorreu na base de dados do aplicativo Multi, no dia 10 de janeiro de 2026. Com isso, houve vazamento de informações cadastrais dos clientes, incluindo a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito para as pessoas que tiverem cadastrado essa informação. Por outro lado, a empresa afirma que os dados completos dos cartões não foram acessados, pois são armazenados externamente. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre a situação.
Multiplan confirma vazamento de dados de clientes; veja como isso te afeta — Foto: Arte: TechTudo Vazamento de dados no aplicativo da Multiplan
Diversos usuários receberam mensagens sobre o vazamento - o que levou a dúvida se era golpe ou realidade. Mas, em nota publicada no dia 19 de janeiro, a Multiplan confirmou, após um relatório de auditoria externa, que houve um acesso não autorizado à base de dados do aplicativo da empresa. Conforme mencionado acima, o ataque alcançou dados cadastrados por clientes no app, como a data de validade com os quatro últimos dígitos do cartão de crédito.
A empresa explicou que, quando a invasão foi detectada, acionou protocolos de controle e segurança que interromperam o ataque e informou autoridades sobre a situação, visando realizar uma apuração do ocorrido com ajuda de auditoria externa.
Mesmo com a confirmação do vazamento de informações confidenciais dos usuários do aplicativo, a Multiplan diz que não há sinais de que esses dados tenham sido usados para fins prejudiciais. "Não há qualquer indício de que os dados eventualmente acessados tenham sido utilizados para qualquer finalidade não autorizada que possa causar danos, riscos ou prejuízos aos nossos clientes", afirma a nota.
Ainda assim, a empresa indica que os clientes sigam vigilantes a possíveis ações desconhecidas ou suspeitas: "A empresa recomenda que os clientes mantenham atenção redobrada a comunicações suspeitas ou a qualquer atividade que não reconheçam". A Multiplan também lamentou a situação e ressaltou que o aplicativo Multi segue "operacional e seguro", sem impactos no funcionamento.
Aplicativo Multi, da empresa Multiplan, sofreu acesso não autorizado — Foto: Shutterstock Quais dados podem ser cadastrados no aplicativo Multi?
Segundo a Política de Privacidade da Multiplan, o Multi pode coletar vários dados pessoais e financeiros dos clientes que usam ou interagem com o aplicativo. Vale ressaltar que isso não indica necessariamente que todas essas informações foram vazadas. Confira:
- Nome completo;
- CPF;
- E-mail;
- Endereços;
- Números de telefone e celular;
- Data de nascimento e gênero;
- Dados do cartão de crédito;
- Dados de transações financeiras realizadas no app, como quando a pessoa paga o estacionamento;
- Dados de compras feitas no programa de relacionamento ou em promoção comercial;
- Informações de acesso e navegação;
- Dados de localização quando a pessoa estiver com a funcionalidade ativa no aplicativo.
É importante lembrar que a Multiplan administra shoppings em vários estados do Brasil, como BarraShopping e VillageMall, no Rio de Janeiro, MorumbiShopping e Shopping Anália Franco, em São Paulo, BH Shopping e DiamondMall, em Minas Gerais, entre outros.
Veja também: ORKUT VAI VOLTAR???? Perguntamos para o criador da rede social!
ORKUT VAI VOLTAR???? Perguntamos para o criador da rede social!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/P/L/tSYEpkR0CzFmkF4D0bfQ/captura-de-tela-2026-01-09-090852.png)
/https://s04.video.glbimg.com/x720/992055.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro