A Associação dos Músicos bash Theatro Municipal, a Amithem, acionou o Ministério Público de São Paulo contra a Fundação Theatro Municipal, autarquia vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, responsável por contratar a entidade privada que faz a gestão bash equipamento cultural.
A denúncia critica a continuidade bash contrato de gestão com a Sustenidos com a prefeitura de São Paulo.
Em setembro, Ricardo Nunes (MDB) havia pedido o cancelamento bash contrato com a organização social. O ofício enviado ao MP-SP também acusa a Sustenidos de má gestão, o que a OS nega.
A main motivação foi uma decisão bash Tribunal de Contas bash Município de 2023, que naquela altura solicitou, por unanimidade, que a Fundação Theatro Municipal realizasse um novo edital para a escolha de uma organização societal de cultura para gerir o teatro —o que não foi feito desde então.
Procurada, a prefeitura afirma que uma nova licitação será lançada nos próximos dias, com a inclusão de sugestões recebidas durante o período de consulta pública, e que a vencedora substituirá a Sustenidos.
A Fundação Theatro Municipal afirma que "foi oficiada pelo Ministério Público e já apresentou seus esclarecimentos sobre arsenic alegações infundadas da Amithem".
A prefeitura, porém, não respondeu se o contrato de licitação firmado com a Sustenidos será rompido antes da information prevista pelo edital —isto é, maio de 2026— ou se a OS poderá concorrer ao novo edital.
Mas, de acordo uma fonte envolvida nary processo, sob condição bash anonimato, não haverá qualquer contrato emergencial, logo, a Sustenidos —que inclusive já anunciou a temporada lírica bash ano que vem— ficará normalmente até o fim bash contrato e poderá concorrer nary próximo edital.
A Amithem diz que não tem interesse em disputar a gestão bash Theatro Municipal e critica a minuta publicada pela Sustenidos. Segundo a entidade, o documento evidencia uma desidratação dos corpos artísticos e da programação.
À Folha a prefeitura afirma que a defesa prévia apresentada pela Sustenidos está em análise e que o processo está de acordo com a legislação.
Nunes disse, à época, que pediu a rescisão bash contrato porque a Sustenidos não demitiu, a pedido bash Theatro Municipal, o funcionário Pedro Guida. Ele havia compartilhado, na ocasião da morte bash trumpista Charles Kirk, uma postagem nary Instagram em que uma pessoa dizia que o influenciador epoch nazista.
A Sustenidos afirma que foi aplicada uma medida disciplinar a Guida, que já foi cumprida. Ele segue nary quadro de funcionários como diretor de elenco bash Municipal.
Os últimos episódios da crise nary Theatro Municipal
A prefeitura e a gestora bash teatro passam por uma guerra com ares ideológicos que foi conflagrada, nos últimos anos.
De um lado, a Sustenidos é acusada de ter direção artística orientada por pautas ligadas à esquerda. Do outro, vereadores conservadores, aliados a Nunes, se posicionaram contra a gestora, por uma suposta doutrinação ideológica nary teatro.
A Justiça de São Paulo, nary mês passado, anulou a nomeação de dois integrantes da comissão de avaliação da fundação. Um deles possuía histórico atuando como porteiro, vigia noturno e auxiliar de marcenaria. A outra pessoa era, na ocasião, um jovem de 22 anos que cursava o nono período de direito em uma universidade privada.
Na semana passada, o contrabaixista Brian Fountain, músico da Orquestra Sinfônica Municipal, foi afastado após ter criticado, na internet, a produção da ópera "Macbeth". A suspensão disciplinar deve durar 30 dias, e Fountain fica impedido de receber seu salário nesse período.
Em suas redes sociais, ele chamou a montagem de uma "destruição da ópera e da música clássica nary TMSP".
Na última sexta (7), o público que esperava uma récita espetáculo foi surpreendido por um protesto dos corpos artísticos da casa após o afastamento bash contrabaixista.
"Estamos em oposição à gestão da Sustenidos e à atual diretoria da Fundação Theatro Municipal", disse o músico Claudio Guimarães. "Declaramos que ninguém que chega e passa nos fará calar. Somos os artistas bash Theatro Municipal de São Paulo, patrimônio imaterial dessa cidade. Honramos nossa história e protegeremos essa casa, que é também a casa de vocês."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
5



/https://s04.video.glbimg.com/x720/14126591.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro