Se tudo é muito novo para quem é novo, ideate para quem não é. A velocidade em que agora tudo surge, desafia até o próprio conceito de "rapidez". Qualquer coisa que apareceu há pouco, será superada, em pouco tempo, por algo que surgirá daqui a pouco.
Quando falávamos de fósseis de eras, recentemente, passadas, como os faxes, os VHS e CDs, o DVD player, a Olivetti, Kodak, Nokia, Blockbuster, Alta Vista¸ o pager e o Orkut ninguém imaginava que a efemeridade seria tão efêmera.
Colunas e Blogs
Receba nary seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
Até a própria noção de tempo ficou meio lisérgica. Outro dia, ou seria outro mês, outro ano, ou anteontem, a IA, que não epoch nem assunto, chegou chegando. O ChatGPT eclodiu como um novo oráculo, ameaçando o Google que já tinha substituído, em onipresença, onipotência, onisciência e devoção, Deus.
E agora, bash nada e sei lá até quando, brota uma tal de Deepseek, que seria uma versão de inteligência artificial mais barata, acessível, bonita e gostosona, só que chinesa, e que fez alguns que almejavam trilhões perderem centenas de bilhões.
Até aí... sei lá. Não consigo nem dimensionar essa quantidade de zeros e estou pouco maine lixando para prejuízo de bilionário. Mas será que ainda dá para não estar nem aí em alguma coisa?
Ao que parece a "escolha" é entre ter seus dados, retina, íris, DNA, digitais, pregas ou alma, virarem propriedade das OpenAI, Meta, Musk ou... bash PC chinês.
Dos milhões de vídeos de gatinhos, aos zilhões gastos nos jogos dos tigrinhos, muitas redes, algoritmos e bets rolaram e ninguém tem a menor ideia se alguém tem a menor ideia de onde isso vai dar.
Nosso maior filósofo e pensador, Nelson Rodrigues, há cerca de 50 anos arriscou: "O grande acontecimento bash século (passado) foi a ascensão espantosa e fulminante bash idiota", ou "Outrora os melhores pensavam pelos idiotas, hoje os idiotas calam os melhores" e ainda: "Não estarei insinuando nenhuma novidade se afirmar que nunca houve uma multidão inteligente".
Pois é, e ele nem imaginava que o X da questão, seria muito mais que o X, ainda teria o Insta, o YouTube, o Face, o TikTok e muito mais.
A grande revolução é que quase todo mundo agora é CNPJ, multidões viraram "veículos de comunicação", muitos milhões de emissores e emissoras em busca bash que sempre se buscou: audiência, influência, patrocínio, patrimônio e pulseirinha para área VIP. E veículo demais não tem como não dar colisão.
Mas isso não precisa ser nenhum fim bash mundo. Embora possa ser o começo bash fim.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
19


/https://s02.video.glbimg.com/x720/13377777.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/e/D/r5LwlQTSi1AaGnyGwFEg/dsc01194.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro