2 horas atrás 1

Na Índia, Lula diz que IA sem regulação ameaça a democracia e aprofunda desigualdades

Quando poucos controlam os algoritmos e as infraestruturas digitais, não estamos falando de inovação, mas de dominação. A regulamentação das chamadas "Big Techs" está ligada ao imperativo de salvaguardar os direitos humanos na esfera digital, promover a integridade da informação e proteger as indústrias criativas de nossos países.
Presidente Lula em discurso

A oito meses das eleições presidenciais no Brasil, o petista lembrou que "o modelo atual de negócios dessas empresas depende da exploração de dados pessoais, da renúncia do direito à privacidade e da monetização de conteúdos chamativos que amplificam a radicalização política". "Conteúdos falsos manipulados por inteligência artificial distorcem processos eleitorais e põem em risco a democracia", advertiu.

Lula ressaltou que o Brasil tem participado de diversas iniciativas para promover a governança da IA. O Congresso discute uma política de atração de investimentos em centros de dados e um marco regulatório da tecnologia, e o governo lançou em 2025 o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

O país também apoia a proposta da China de criar uma Organização Internacional para Cooperação em Inteligência Artificial, com foco nos países em desenvolvimento. "Mas nenhum desses foros substitui a universalidade das Nações Unidas para uma governança internacional", salientou o presidente. "A Quarta Revolução Industrial avança rapidamente enquanto o multilateralismo recua perigosamente", apontou Lula.

Nesta tarde, o presidente brasileiro terá reunião bilateral com Emmanuel Macron, às margens da cúpula. Na sexta-feira, Lula será recebido em visita de Estado pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Líderes e CEO da OpenAI defendem regulação

Modi também defendeu que essa tecnologia seja "acessível e inclusiva". "A IA deve ser democratizada de tal forma que os humanos não sejam apenas dados ou matéria-prima", disse ele. "Ela deve se tornar um vetor de inclusão e desenvolvimento, particularmente no Sul Global."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro