Agricultores registraram denúncia em vídeos e os publicaram nas redes sociais; caso ocorreu em reserva indígena no sul do Estado

Durante uma operação de “desintrusão” da Força Nacional, realizada no domingo 15, agricultores que moram na Vila Renascer, em São Felix do Xingu (PA), gravaram um vídeo no qual denunciaram a atuação “abusiva” dos agentes. O efetivo é vinculado ao Ministério da Justiça (MJ).
Conforme os moradores, o contingente impediu a entrada de alimentos ao local, composto majoritariamente de produtores rurais.
Operação da Força Nacional
Desde o início de outubro, o governo federal tem expulsado “não indígenas” da região que faz parte da Extensão Apyterewa, uma reserva. O Executivo alega estar cumprindo ordens judiciais.
O caso chegou a ser tema da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs desta terça-feira, 17. O presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), repudiou o caso.

Representando o governo Lula na CPI, o senador Beto Faro (PT-PA), disse que fará reuniões para encontrar meios de solucionar o conflito na região. “Estamos todos preocupados com essa situação, porque há decisão judicial”, disse. “E veremos como ela se cumprirá neste momento.”
Procurado, o MJ informou que cabe à Secretaria-Geral da Presidência dar uma resposta sobre o caso, “visto que coordena operações em terras indígenas”. Oeste entrou em contato com a pasta, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Leia também: “Condenados à morte”, reportagem publicada na Edição 181 da Revista Oeste
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro