2 horas atrás 2

Novo documentário com Will Smith atravessa extremos da Terra; veja entrevista

A série documental De Polo a Polo, estrelada por Will Smith (Eu Sou a Lenda), estreou na última quarta-feira (14) no Disney+ e acompanha o ator em uma jornada de 100 dias por alguns dos ambientes mais hostis da Terra. Inspirado por um mentor a refletir sobre questões essenciais da vida, Will (A procura da Felicidade) se junta a cientistas e exploradores em sete expedições por alguns dos ambientes mais inóspitos do planeta. Ao longo do percurso, ele se aproxima de culturas locais e transforma o desafio físico em uma jornada de aprendizado.

Com sete episódios no total, o seriado também será exibido no canal National Geographic a partir da próxima segunda-feira (19). Na matéria, você confere a sinopse detalhada de cada episódio, informações sobre o elenco e a repercussão da série. Além disso, o TechTudo fez uma entrevista exclusiva com o ator sobre o seriado, que contou mais sobre o processo de produção. Veja, a seguir.

 Divulgação/ Radio4Ever Will Smith durante as gravações de De Polo a Polo, série do National Geographic que acompanha o ator em expedições extremas pelos sete continentes. — Foto: Divulgação/ Radio4Ever

De Polo a Polo com Will Smith é uma série documental que combina aventura, ciência e observação humana. Ao longo dos sete episódios, Will Smith se coloca fora da zona de conforto para investigar como pessoas comuns, pesquisadores e povos tradicionais lidam com limites físicos, emocionais e ambientais de onde vivem.

Da Antártida, onde enfrenta temperaturas abaixo de –70 °C e testa seus limites físicos com apoio do explorador Richard Parks, à Amazônia equatoriana, onde supera medos pessoais ao investigar criaturas perigosas e a importância do veneno animal para a medicina, o ator e a expedição exploram os limites dos territórios, unindo ciência e aventura. Além desses, alguns dos lugares visitados são Botsuana, Butão, as Ilhas do Pacífico Sul e até o Polo Norte.

 Divulgação/ National Geographic Brasil Will se aventura pelos ambientes inóspitos no Equador e vive intensamente a cultura local em nova docsérie da Disney+ — Foto: Divulgação/ National Geographic Brasil

Em entrevista ao TechTudo, Will Smith contou sobre a ideia de passar mais de 100 dias viajando de Polo a Polo pelo planeta. Para o ator, o documentário tem muito a ver com o timing da vida dele. Segundo o ator, ele chegou a um ponto onde acreditava que já tinha passado da metade da vida e já havia conquistado muito em termos de carreira, realizações pessoais e também sob uma perspectiva financeira. E isso o levou a pensar que era hora de viajar e fazer algo novo.

Will contou que já havia feito alguns projetos com o National Geographic e o Disney+, então uma coisa acabou levando a outra. O ator explicou, no entanto, que o escopo do documentário era algo que nunca havia alcançado. "Eu já tinha feito alguns programas nessa linha, mas nada dessa escala e dimensão, e então surgiu a ideia de ir de polo a polo e foi como uma revelação espiritual. [a ideia] Simplesmente apareceu", conta.

Foi como se o universo estivesse apontando e dizendo: Will, vá por ali. Logo, entendi que queria encontrar pessoas em ambientes extremos ao redor do mundo, em busca das grandes respostas para as grandes perguntas da vida.

— Will Smith

 Divulgação/ National Geographic Brasil Lugares inóspitos e paisagens geladas esperam Will Smith em "De Polo a Polo" — Foto: Divulgação/ National Geographic Brasil

Apesar do tom inspirador, a jornada esteve longe de ser fácil. Smith explicou que a logística para mover equipes e equipamentos até ambientes extremos foi um dos maiores desafios da produção.O Polo Sul, por exemplo, provavelmente foi o lugar mais difícil de chegar, já que existe uma janela curta — de seis a oito semanas, a cada seis meses — em que é possível entrar na região. No resto do ano, o tempo é simplesmente arrebatador. Só esse processo, segundo o ator, fez com que as gravações tivessem que ficar paradas por um ano.

Will também contou que não se preparou para a maioria dos desafios, já que parte da premissa do documentário é que ele descubra o que vai fazer junto com o público. A única exceção é um mergulho em água congelada, para o qual precisou treinar. Mas há cenas do ator fazendo escalada no gelo da Antártica, por exemplo, que ele descobriu que aconteceriam na hora. "Eu acho que o público vai gostar de ver o meu rosto na câmera descobrindo essas coisas. A gente queria manter a autenticidade dessas descobertas", contou.

Ao fim das gravações, Smith disse que a principal sensação que levou da experiência foi a percepção de que o medo é o maior inimigo de quem quer aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer. Para o ator, testar o limite e sair da zona de conforto é o que faz a diferença na hora de experimentar a beleza do planeta e, também, de tudo que ele os oferece. Além disso, para ele, o que permaneceu foi a sensação de que, independente do lugar do planeta, somos todos muito parecidos. Em alguns momentos, eram 10 idiomas sendo falados no set, mas ainda havia muito mais que unia aquelas pessoas do que o que as separava.

Quando eu olho para o mundo hoje, vejo muita divisão, ódio e polarização. Mas nós somos muito mais parecidos do que somos diferentes. E eu fiquei realmente inspirado a querer que essa próxima fase da minha vida seja sobre ser uma ponte entre as pessoas, cultivar colaboração. E esse programa foi uma colaboração global.

— Will Smith

 Divulgação/ National Geographic Brasil O episódio "As Ilhas do Pacífico" traz o tema da memória individual e coletiva de Will e do ecólogo marinho marinho John Aini — Foto: Divulgação/ National Geographic Brasil

Narrada e protagonizada por Will Smith, a série reúne um time de peso nos bastidores. A produção executiva conta com Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho), Terence Carter (Austin Mahone Takeover (2012) Peter Lovering (One Strange Rock), Miguel Melendez e Jane Root, nomes ligados a projetos de grande alcance no cinema e na televisão.

Confira o trailer de "De Polo a Polo"

🎥 Filmes que você citou na redação do ENEM!

Filmes que você citou na redação do ENEM!

Filmes que você citou na redação do ENEM!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro