10 meses atrás 30

Nvidia mostra 'supercomputador com IA' na CES 2025; modelo lembra Mac Mini

A Nvidia anunciou na última terça-feira (7) o Project Digits, novo computador de Inteligência Artificial (IA) da fabricante de chips. O modelo foi divulgado durante a CES 2025, a maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas, Estados Unidos, e deve chegar ao mercado no mês de maio, com valor na casa de US$ 3.000 (cerca de R$ 18.310,800 na cotação atual do dólar). O modelo, pensado para pesquisadores de IA, cientistas de dados e estudantes, vem acompanhado do GB10 Grace Blackwell Superchip.

Apesar do preço salgado, o Project Digits apresenta um formato compacto que cabe em qualquer mesa — bem semelhante ao que é visto no Mac Mini, da Apple. Inclusive, é executável em seu próprio sistema de desktop e tem a capacidade de lidar com até 200 bilhões de parâmetros. Além disso, acompanha 128 GB de memória RAM e até 4 TB de armazenamento SSD NVMe, valores muito acima de notebooks ou computadores tradicionais. Confira, a seguir, mais atualizações sobre a novidade da Nvidia.

 Divulgação/Nvidia O novo supercomputador de IA da Nvidia foi revelado na CES 2025; confira no TechTudo — Foto: Divulgação/Nvidia

Conheça tudo sobre o Project Digits

Um dos grandes destaques do "supercomputador" da Nvidia, está, justamente, no funcionamento de IA. Sendo assim, dois modelos do Project Digits podem ser integrados e funcionar simultaneamente para alcançar até 405 bilhões de parâmetros, isso sem mencionar que o chip GB10 oferece até um petaflop de desempenho da IA — algo em torno de um quadrilhão de cálculos de IA por segundo — com precisão FP4.

De acordo com informações da própria Nvidia, o chip GB10 apresenta uma GPU NVIDIA Blackwell com núcleos CUDA de última geração e núcleos Tensor de quinta geração, conectados a uma CPU NVIDIA Grac de alto desempenho, que inclui 20 núcleos de baixo consumo de energia construídos com a arquitetura Arm. Todo esse poderoso sistema pode ser ligado a uma simples tomada elétrica padrão, sem perder desempenho.

 Divulgação/Nvidia Veja todas as especificações que chegam no Project Digits — Foto: Divulgação/Nvidia

Qual a utilidade do supercomputador de IA na prática?

O sistema do Project Digits roda sob execução do Nvidia DGX, baseado em Linux e oferece suporte a frameworks populares como PyTorch, Python e notebooks Jupyter. Desse modo, empresas e pesquisadores podem criar, desenvolver e testar seus próprios modelos de IA no Digits, para então colocá-los em serviços de nuvem ou infraestruturas de data center — isso comcajuda da arquitetura Grace Blackwell e a plataforma de software Nvidia AI Enterprise.

Existe uma extensa biblioteca de Nvidia IA para que os usuários naveguem no dispositivo, que incluem kits de desenvolvimento de software, ferramentas de orquestração, frameworks, além de modelos disponíveis no catálogo NVIDIA NGC e no portal NVIDIA Developer.

O produto chegará nas lojas em maio de 2025. Contudo, a Nvidia já têm modelos similares e com preços mais acessíveis para que o consumidor fique de olho até a chegada do Digits, caso do Jetson Orin Nano. O modelo foi pensado para startupsou pesquisadores mais amadores, e que não podem gastar tanto assim.

🎥 TV portátil' da LG faz sucesso na CES 2025

TV portátil' da LG faz sucesso na CES 2025

TV portátil' da LG faz sucesso na CES 2025

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro