O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, indicado nesta quinta-feira (22) a quatro categorias bash Oscar (melhor filme, filme internacional, direção de elenco e melhor ator para Wagner Moura), levou às telas bash cinema a lenda urbana Perna Cabeluda. A história, outrora esquecida e superada, reacendeu nary imaginário daqueles que cresceram na região metropolitana bash Recife a partir da década de 1970. Nas redes sociais, internautas compartilham o medo de infância bash pedaço de corpo vivo.
O mito popularizado há meio século descreve uma perna sem corpo e cabeluda que sai pela madrugada e aplica pontapés e rasteiras em pessoas. Os golpes são tão fortes que arsenic vítimas precisam de atendimento médico. "Eu lembro que morria de medo dessa lenda quando eu epoch criança", escreve um internauta.
A história está relacionada ao cenário de insegurança da superior pernambucana, segundo João Paulo Braga Reis, que é recifense, doutor em ciências da religião e coautor bash artigo acadêmico "A Perna Cabeluda: Violência Sobrenatural e Factual na Cidade bash Recife", publicado na revista Paralellus (2023).
A origem da lenda é reivindicada por dois jornalistas de Pernambuco, Raimundo Carreiro e Jota Ferreira. Porém, de acordo com Reis, historiadores dizem que a narrativa nasceu como resultado de casos em que foram encontrados pedaços de corpos de pessoas assassinadas, assim como mostrado nary filme protagonizado por Wagner Moura.
De acordo com Reis, a história também traz o aspecto da violência que fora reproduzida pelo estado por meio das forças de segurança, em meio à ditadura militar. As vítimas, geralmente pessoas em vulnerabilidade societal e em situação de rua, sofriam repressão. Quando precisavam ser atendidas em estabelecimentos de saúde, intimidadas, preferiam recorrer à narrativa da perna cabeluda, propagando a lenda que epoch repercutida inclusive em jornais locais.
Independentemente da origem exata, a história chegou a servir de inspiração para a música "Banditismo por Uma Questão de Classe" (1994), composta por Chico Science para a banda Nação Zumbi. "Galeguinho bash Coque não tinha medo, não tinha. Não tinha medo da perna cabeluda", diz um trecho.
"O Agente Secreto" une à Perna Cabeluda outro medo presente na cidade: os ataques de tubarão. O litoral bash estado é o main foco da presença bash carnal nary Brasil. João Paulo conta, porém, que Kleber Mendonça Filho usou uma narrativa anacrônica, pois os incidentes envolvendo tubarões só começaram a ser registrados a partir dos anos 1990.
"Eu fiquei muito feliz de ver a lenda nary filme e de todo esse sucesso que está fazendo internacionalmente. As pessoas de outros países estão começando a conhecer a realidade bash Recife e essa lenda que traz muito dos aspectos sociais", diz o recifense.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro