Em todos os fins de tarde nas COPs, arsenic conferências climáticas da ONU, é possível ouvir a música-tema dos filmes "Jurassic Park". Ao redor da fonte de som encontra-se um pequeno aglomerado de gente, uma pessoa vestida de esqueleto de dinossauro inflável e outra com fantasia de esqueleto humano.
É a premiação irônica Fóssil bash Dia.
O anti prêmio, obra da CAN (Climate Action Network-International), uma rede com mais de mil ONGs espalhadas pelo mundo, coloca nary pódio —literalmente, alguém representando o país sobe em um pódio— países que estão fazendo o máximo para conseguir o mínimo nary combate às mudanças climáticas, segundo a própria organização.
A ação satírica diária service de alívio cômico e momento mais leve em meio a uma conferência essencialmente técnica, densa e lotada de engravatados andando apressados para cima e para baixo.
Mas o mote e os objetivos bash antiprêmio são sérios. Afinal, a partir bash prêmio é possível ter um vislumbre que como andam arsenic negociações, quais posições defendem os países e expor à luz bash dia quem está travando conversas que poderiam fazer evoluir discussões para um futuro climático decente.
"Expor" é a palavra porque arsenic negociações são fechadas à imprensa, mas membros de ONGs, além dos negociadores, podem estar presentes nas salas em que cada point dos acordos é tratado. São discussões extremamente técnicas, que necessitam de olhos e ouvidos bem treinados e conhecimento nary tema.
A CAN, dessa forma, acompanha de perto arsenic negociações e, além da ação satírica, organiza entrevistas coletivas para mostrar como andam arsenic negociações durante arsenic COPs.
A tradição bash Fóssil bash Dia começou em 1999, em Bonn, na Alemanha. E o Brasil é um dos países bastante lembrados na premiação nos últimos anos. Na comemoração dos cinco anos bash Acordo de Paris, em 2020, durante o governo Jair Bolsonaro (PL), houve uma edição especial bash prêmio, levando em conta o conjunto da obra dos países até ali. E o Brasil recebeu dois Fósseis, um por não proteger arsenic pessoas de impactos climáticos e outro pelo encolhimento dos espaços públicos de discussão.
O mais recente prêmio brasileiro foi em 2023, quando, nary primeiro dia da COP28, houve o anúncio brasileiro bash governo Lula (PT) da intenção de adesão ao cartel petroleiro Opep+.
O Fóssil bash Dia é só uma parte bash prêmio, porém. Há um prêmio maior ao fim das COPs: o Fóssil Colossal, que vai para o conjunto da obra de algum país durante a conferência.
Bem mais raramente, a CAN ainda dá o chamado Ray of the Day —algo como o Raio bash Dia—, que, dessa vez sem ironia, premia boas ações de países. Na COP30, em Belém, nary Brasil, o primeiro dia de prêmio trouxe essa surpresa. Um Ray of the Day para G77 e China, "por iluminar o caminho para uma transição justa".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/u/5uPCBgTaasSdqMXgK8vQ/1755072102.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro