Oposição diz que Janja comanda discurso de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, participou, por videoconferência, da comemoração dos 20 anos do programa Bolsa Família. Ao discursar sobre o combate à fome, Lula comenta sobre a guerra entre Israel e Hamas e é interrompido pela primeira-dama Janja Lula da Silva, 57 anos, que escreve e lhe entrega um papel com o que parece ser uma instrução.
Foi a 1ª aparição do chefe do Executivo desde que passou por duas cirurgias em 29 de setembro. A primeira-dama participou ao lado de Lula durante toda sua fala.
Assista (42s):
No vídeo, é possível ver que o petista prossegue com seu discurso sobre o conflito, mas consulta a anotação feita por Janja. Em seguida, cita o número de mortos no conflito.
O ato de Janja foi comentado nas redes sociais. No X (antigo Twitter), uma usuária questionou: “A Janja que escreve o script !?!”.
O deputado Osmar Terra (MDB-RS) também comentou: “Quem manda, não se esconde!”, escreveu em seu perfil oficial no X.
RECLUSÃO PÓS-CIRURGIAS
Lula manteve, no Palácio da Alvorada, uma rotina de isolamento, com a primeira-dama intermediando os contatos do petista até com políticos.
O chefe do Executivo passou por 2 procedimentos cirúrgicos em 29 de setembro, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O petista recebeu alta em 1º de outubro, 2 dias antes do que era esperado.
Normalmente, quem entra em contato com Lula por telefone precisa ligar para o seu assessor pessoal, Valmir Moraes, ou para ao seu chefe de gabinete, Marco Aurélio Santana Ribeiro. O presidente não tem um celular próprio.
Segundo relatos colhidos pelo Poder360 junto a integrantes da cúpula do governo, a primeira-dama, porém, tem filtrado os contatos neste período de recuperação do presidente. Inclusive, ela mesma conversa com alguns políticos que tentam falar diretamente com Lula.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro