5 horas atrás 2

Os 30 melhores filmes infantis de todos os tempos, segundo a crítica

Os melhores filmes infantis da história do cinema refletem o universo da cultura pop, com temáticas que costumam encantar tanto as crianças quanto os adultos. Com enredos elaborados e, muitas vezes, pensados para serem assistidos em família, produções como A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e A Viagem de Chihiro (2001) representam ótimos exemplos desse subgênero. Por sorte, a maioria desses filmes estão disponíveis em plataformas como Max (antigo HBO Max), Amazon Prime Video e Netflix.

Para quem ama filmes criados para crianças, o TechTudo organizou uma seleção com os 30 melhores filmes infantis, de acordo com as pontuações do Rotten Tomatoes e do IMDb. Para você que é um amante desse tipo de produção e também deseja expandir seu conhecimento, confira, a seguir, a lista completa dos títulos, com detalhes sobre elenco, sinopse, repercussão nos sites agregadores de críticas e onde assisti-los.

 Reprodução/Studio Ghibli Com uma abordagem mais diferenciada, A Viagem de Chihiro é um dos filmes mais famosos do Studio Ghibli e do diretor japonês Hayao Miyazaki — Foto: Reprodução/Studio Ghibli

Você vai encontrar nessa lista organizada pelo TechTudo os seguintes 30 filmes infantis:

1. A Bela e a Fera (1991)

Dirigida por Gary Trousdale (O Corcunda de Notre Dame), a animação acompanha Fera, um príncipe arrogante que foi transformado em uma criatura feroz através do feitiço de uma bruxa, com o encantamento podendo ser quebrado apenas se ele compreender as nuances do amor. Com o passar do tempo, a jovem Bela deseja salvar o seu pai, que está aprisionado no castelo de Fera. Assim, ela tentará adoçar o coração do príncipe, que terá a oportunidade de amar e ser amado por outra pessoa.

Disponível no Disney+, A Bela e a Fera é inspirado no conto de mesmo nome escrito pela autora francesa Jeanne-Marie Leprince de Beaumon. No elenco original de vozes, estão presentes os atores Robby Benson (Susan e Jeremy - O Primeiro Amor), Paige O'Hara (O Point do Mickey) e Richard White (Great Performances). Nos sites agregadores de críticas, o filme animado tem 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e 8,3 de pontuação pelo IMDb.

 Reprodução/Disney A Bela e a Fera venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (com a canção-título) em 1992 e foi a primeira animação a ser nomeada para Melhor Filme — Foto: Reprodução/Disney

Em uma realidade onde os brinquedos ganham vida fora da vista dos humanos, o boneco caubói Woody sempre foi o favorito de Andy, seu dono. Entretanto, tudo muda com a chegada de Buzz Lightyear, um boneco espacial moderno que acredita ser um verdadeiro patrulheiro galáctico. Inicialmente rivais, Woody e Buzz precisam superar suas diferenças e trabalhar juntos para escapar das garras de Sid, um garoto que adora desmontar brinquedos, enquanto encaram a iminente mudança da família de Andy.

Com direção de John Lasseter (Vida de Inseto), Toy Story é a primeira animação da história desenvolvida pela Pixar e pode ser assistida pelo Disney+. O elenco original de vozes é composto por Tom Hanks (Elvis), Tim Allen (Heróis Fora de Órbita), Don Rickles (A Espada Mágica - A Lenda de Camelot) e Erik von Detten (O Diário da Princesa). Na performance pelo IMDb, o longa animado possui 8,3 de pontuação. Já no Rotten Tomatoes, a produção ostenta uma incrível marca de 100% de classificação pela crítica especializada.

 Reprodução/Disney Indicado pra três categorias no Oscar 1996, o revolucionário Toy Story ganhou também um prêmio de Contribuição Especial nessa edição — Foto: Reprodução/Disney

Na trama dessa animação, Shrek é um ogro que vive tranquilamente em seu pântano, até que sua paz é quebrada pela chegada de criaturas de contos de fadas, banidas por ordem do nefasto Lorde Farquaad. Entre elas, está o falante Burro, que se torna um improvável amigo. Para recuperar seu lar, Shrek aceita a missão de resgatar a Princesa Fiona, mantida prisioneira em uma torre, para que ela possa se casar com Farquaad. Ao longo da jornada, o ogro descobre que há muito mais em Fiona do que aparenta.

O filme animado da DreamWorks é inspirado no livro ilustrado homônimo do cartunista William Steig e tem a direção do neozelandês Andrew Adamson (franquia As Crônicas de Nárnia) e de Vicky Jenson (O Espanta-Tubarões). Os atores Mike Myers (Amsterdam), Eddie Murphy (Um Tira da Pesada), Cameron Diaz (O Máskara) e John Lithgow (The Crown) formam o elenco original de dubladores. Disponível no Globoplay e no Amazon Prime Video, Shrek tem 7,9 de pontuação no IMDb e 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/DreamWorks Um dos filmes mais populares da DreamWorks, Shrek foi o primeiro vencedor do prêmio de Melhor Animação do Oscar (edição de 2002) — Foto: Reprodução/DreamWorks

4. A Fuga das Galinhas (2000)

A Fuga das Galinhas se passa em uma fazenda no interior da Inglaterra, onde as galinhas vivem sob uma constante ameaça: elas precisam botar ovos regularmente ou serão executadas pelos seus donos, os Tweedy. Quando o galo aventureiro de circo Rocky chega ao local, ele desperta a esperança de Ginger, a líder da granja, em finalmente escapar do local. Com a notícia de que as galinhas serão transformadas em tortas de frango, Ginger e Rocky unem forças para arquitetar uma fuga ousada.

Outra animação de sucesso da DreamWorks, A Fuga das Galinhas está disponível no Telecine, na Netflix e via aluguel no Amazon Prime Video. O elenco conta com Mel Gibson (Mate ou Morra), Julia Sawalha (Absolutely Fabulous), Miranda Richardson (Good Omens) e Jane Horrocks (Laura, a Voz de uma Estrela). Pelo Rotten Tomatoes, o filme dirigido por Nick Park (O Homem das Cavernas) e Peter Lord (Piratas Pirados!) exibe uma aprovação de 97% pelos críticos. Enquanto isso, no IMDb, sua pontuação é de 7,1.

 Reprodução/DreamWorks Uma animação produzida por meio da técnica de stop-motion, A Fuga das Galinhas ganhou uma sequência em 2023, distribuída pela Netflix — Foto: Reprodução/DreamWorks

Dirigido por Chris Buck (Tá Dando Onda) e Jennifer Lee (Uma Dobra no Tempo), o filme gira em torno das irmãs Anna e Elsa, que cresceram isoladas no castelo real de Arendelle após um acidente na infância. Quando Elsa assume o trono, seus poderes de gelo acidentalmente condenam o reino a um inverno eterno, levando-a a se isolar nas montanhas de gelo. Determinada a reverter a situação, Anna parte em uma jornada com a ajuda de Kristoff, sua rena Sven e o carismático boneco de neve Olaf, enfrentando desafios para encontrar Elsa e desfazer a maldição do frio.

Frozen é baseado na obra A Rainha da Neve, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Seu elenco original de vozes tem as interpretações de Kristen Bell (The Good Place), Idina Menzel (Desencantada), Jonathan Groff (Hamilton) e Josh Gad (Assassinato no Expresso do Oriente). Nos sites agregadores de críticas, a animação possui 7,4 de pontuação no IMDb e 89% de aprovação dos especialistas pelo Rotten Tomatoes. Atualmente, a produção está disponível no Disney+.

 Reprodução/Disney Uma das animações mais famosas da cultura pop nos últimos anos, Frozen arrematou as estatuetas de Melhor Animação e Melhor Canção Original (com "Let It Go") no Oscar 2014 — Foto: Reprodução/Disney

6. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

O Serviço de Entregas da Kiki é uma animação dirigida pelo ilustre cineasta japonês Hayao Miyazaki (Princesa Mononoke). O enredo é centrado na jovem bruxa Kiki, que sai de casa aos treze anos e busca ser mais independente em outra cidade. Em um novo estilo de vida, a bruxinha procura maneiras de conseguir seu sustento e descobre que sua habilidade de voar na vassoura será útil para fazer entregas de uma padaria. Com isso, a protagonista tenta ganhar experiência enquanto bruxa e passa por um importante processo de amadurecimento.

O filme do Studio Ghibli é inspirado na obra Majo no Takkyūbin, escrita pela autora japonesa Eiko Kadono, e está com disponibilidade para assistir na Netflix. No elenco, Minami Takayama (Erased), Rei Sakuma (Hamtaro), Keiko Toda (Anpanman) e Kappei Yamaguchi (Death Note) são os principais dubladores. O Serviço de Entregas da Kiki ostenta uma aprovação de 98% pela crítica no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,8 pelo IMDb.

 Reprodução/Studio Ghibli A animação O Serviço de Entregas da Kiki é um dos filmes mais aclamados de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli — Foto: Reprodução/Studio Ghibli

7. Meu Amigo Totoro (1988)

As protagonistas dessa histórias são as irmãs Satsuke e Mei, que se mudam para uma casa no interior do Japão, pós-Segunda Guerra Mundial. O pai das meninas é um professor de faculdade e a mãe está doente em um hospital. No quintal de casa, as garotas descobrem uma passagem secreta que as levam a encontrar criaturas místicas da floresta chamadas Totoro, que só podem ser vistas por crianças. Assim, elas desvendam um mundo incrível e se deparam com outras lições de vida.

Meu Amigo Totoro é mais uma produção famosa do Studio Ghibli e do diretor Hayao Miyazaki. Os personagens do filme são originalmente dublados por Noriko Hidaka (Rurouni Kenshin), Chika Sakamoto (Captain Tsubasa), Shigesato Itoi (Como na Canção dos Beatles: Norwegian Wood) e Hitoshi Takagi (Lady Snowblood - Vingança na Neve). Nos sites agregadores de críticas, a animação disponível na Netflix tem 8,1 de pontuação no IMDb e 94% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Studio Ghibli Outro filme animado popular do Studio Ghibli, Meu Amigo Totoro ilustra a criatura que se tornou o símbolo do estúdio — Foto: Reprodução/Studio Ghibli

8. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Disponível para assistir no Disney+, a animação apresenta a história da princesa Branca de Neve, que vive sob a crueldade de sua madrasta, a Rainha Grimhilde. Após se tornar um alvo de um plano armado pela rainha, a jovem foge para a floresta e encontra abrigo na casa dos Sete Anões. No entanto, ao descobrir que Branca de Neve ainda está viva, Grimhilde prepara uma maçã envenenada para adormecer a princesa profundamente, sendo necessário um beijo de amor verdadeiro para quebrar o feitiço.

Pioneira das animações com cores no cinema e baseada no conto Branca de Neve, dos Irmãos Grimm, a produção é dirigida por David Hand (Bambi). O elenco original de dublagem é formado por Adriana Caselotti (Felicidade de Mentira), Lucille La Verne (Abraão Lincoln) e Harry Stockwell (Here Comes the Band). No IMDb, Branca de Neve e Os Sete Anões exibe uma pontuação de 7,6. Já no Rotten Tomatoes, sua aprovação pela crítica especializada é de 97%.

 Reprodução/Disney Primeiro longa-mentragem animado da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões recebeu um Oscar Honorário em 1939 — Foto: Reprodução/Disney

A animação acompanha Wall-E, o último robô da Terra em 2805, encarregado de limpar o planeta após a humanidade abandoná-lo devido ao excesso de poluição. Assim, o curioso robozinho permanece extremamente solitário durante 700 anos. Contudo, o cenário muda quando Eva, uma avançada sonda enviada em uma missão, aparece na Terra. Nesse contexto, Wall-E embarca em uma jornada pela galáxia para estar ao lado dela e descobrir mais sobre o destino da humanidade.

Disponível atualmente no Disney+ e com direção de Andrew Stanton (Procurando Nemo), o filme animado da Pixar conta com Ben Burtt (Planeta Azul), Elissa Knight (Carros), Jeff Garlin (Segura a Onda) e Fred Willard (Paixão e Ódio) no elenco original de dublagem. No Rotten Tomatoes, a aprovação de WALL-E pela imprensa especializada é de 95%. Enquanto isso, no IMDb, sua pontuação é de 8,4.

 Reprodução/Disney Um dos filmes de sucesso da Pixar, WALL-E arrematou a estatueta de Melhor Filme de Animação na cerimônia do Oscar 2009 — Foto: Reprodução/Disney

10. O Mágico de Oz (1939)

Dirigido por Victor Fleming (...E o Vento Levou), o longa narra a história de Dorothy, uma jovem que é transportada por um tornado para a mágica Terra de Oz, junto com seu cachorro Totó. Por lá, ela segue a Estrada de Tijolos Amarelos em busca da ajuda do grande Mágico. Durante sua jornada, a garota faz amizade com um Espantalho sem cérebro, um Homem de Lata sem coração e o Leão Covarde, que também têm seus próprios desejos. Porém, o grupo precisa enfrentar a temível Bruxa Má do Oeste para alcançar seus objetivos.

Um grande ícone da cultura pop e baseado no livro homônimo do autor L. Frank Baum, O Mágico de Oz está disponível para assistir no Max e via aluguel no Amazon Prime Video. O elenco original de vozes tem os nomes de Judy Garland (Agora Seremos Felizes), Frank Morgan (A Coragem de Lassie), Ray Bolger (O Mundo Encantado dos Brinquedos), Bert Lahr (Voando Alto) e Margaret Hamilton (Treze Fantasmas). Pelo IMDb, o filme conta com uma pontuação de 8,1. Já no Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 98% pelos críticos.

 Reprodução/IMDb Primeiro grande filme estrelado por Judy Garland, O Mágico de Oz venceu dois Oscars em 1940: Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (com "Over the Rainbow") — Foto: Reprodução/IMDb

11. Viva - A Vida é uma Festa (2017)

Viva - A Vida é uma Festa segue Miguel Rivera, um garoto mexicano apaixonado por música, algo proibido pela sua família há gerações. Em meio ao seu sonho de se tornar um grande músico, o menino acaba parando em uma realidade chamada Terra dos Mortos. Nesse lugar deslumbrante, Miguel conhece o trapaceiro Héctor e juntos embarcam em uma jornada inesquecível para descobrir os segredos de sua família e o verdadeiro significado de suas tradições.

Dono de uma importante representatividade mexicana e da celebração do Dia dos Mortos, a animação da Pixar tem a direção de Lee Unkrich (Monstros S.A.) e Adrian Molina (Elio). O elenco de dublagem é estrelado por Anthony Gonzalez (Icebox) e tem também os nomes de Gael Garcia Bernal (A Mãe), Benjamin Bratt (A Mãe da Noiva), Alanna Ubach (Euphoria) e Renée Victor (Weeds). Viva - A Vida é uma Festa possui 8,4 de pontuação no IMDb e 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O filme está disponível para assistir no Disney+.

 Reprodução/Disney Viva - A Vida é uma Festa conquistou as categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original (com "Remember Me") no Oscar 2018 — Foto: Reprodução/Disney

12. E.T. O Extraterrestre (1982)

Com direção do renomado Steven Spielberg (Os Fabelmans), o longa gira em torno de E.T., uma criatura alienígena que é deixada na Terra após se separar de sua nave. Sozinho e desorientado, ele é encontrado por Elliot, um garoto tímido que o acolhe e esconde em casa, formando uma amizade profunda. Contando com a ajuda de seus irmãos, Elliot tenta proteger E.T. dos agentes do governo e planeja o retorno do extraterrestre para o seu planeta natal.

E.T. O Extraterrestre está com disponibilidade para assistir no Telecine e no Amazon Prime Video. No elenco, estão presentes os atores Henry Thomas (Em Confinamento), Drew Barrymore (Donnie Darko), Robert MacNaughton (Um Ladrão de Joias), Dee Wallace (Grito de Horror) e Peter Coyote (Retratos de uma Realidade). Nos sites agregadores de críticas, o filme ostenta uma classificação de 99% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,9 pelo IMDb.

 Reprodução/The Movie Database E.T. O Extraterrestre foi nomeado para nove categorias do Oscar 1983, vencendo o prêmio de Melhor Trilha Sonora e mais três estatuetas — Foto: Reprodução/The Movie Database

Atualmente disponível no Amazon Prime Video, Os Goonies se passa no bairro Goon Docks, no Oregon, onde um grupo de crianças se reúne para um último fim de semana juntos, visto que suas casas enfrentam uma execução hipotécaria. Nesse meio-tempo, eles se deparam com um mapa do tesouro e enfrentam passagens secretas e armadilhas mortais para encontrarem um tesouro de Willy Caolho, um lendário pirata do século XVII. Paralelamente, o grupo é perseguido por uma família de criminosos que também deseja o tesouro.

Sucesso dos anos 80, Os Goonies é um filme dirigido pelo cineasta Richard Donner (Superman - O Filme). Os atores Sean Astin (franquia O Senhor dos Anéis), Josh Brolin (franquia Duna), Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo), Corey Feldman (Conta Comigo) e Kerri Green (A Inocência do Primeiro Amor) formam o elenco do longa. No IMDb, a produção tem uma pontuação de 7,7. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua aprovação entre os especialistas é de 77%.

 Reprodução/IMDb Produzido por Steven Spielberg, Os Goonies é um filme de comédia e aventura dos anos 80 que ganhou vários fãs ao redor do mundo — Foto: Reprodução/IMDb

14. Como Treinar o Seu Dragão (2010)

Na remota ilha de Berk, os vikings enfrentam constantemente os dragões em batalhas imensamente ferozes. Nesse cenário, o adolescente Soluço, filho do líder Stoico, é considerado um jovem desajeitado e supostamente incapaz de seguir a tradição guerreira. Quando o garoto encontra Banguela, um Fúria da Noite ferido, uma improvável amizade é iniciada entre Soluço e a criatura. Com isso, o protagonista enxerga uma oportunidade de provar seu valor para a aldeia e, ao mesmo tempo, transformar a relação entre vikings e dragões.

Mais um sucesso da DreamWorks, a animação é dirigida por Chris Sanders (O Chamado da Floresta) e Dean DeBlois (Lilo & Stitch) e tem inspirações no conto de mesmo nome da escritora inglesa Cressida Cowell. O elenco original de dublagem exibe os nomes de Jay Baruchel (Ela É Demais para Mim), America Ferrera (Barbie), Gerard Butler (P.S. Eu Te Amo) e Craig Ferguson (O Ursinho Pooh). Como Treinar o Seu Dragão está disponível para alugar no Amazon Prime Video e possui 8,1 de pontuação no IMDb, além de 99% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/DreamWorks Um hit da DreamWorks, Como Treinar o Seu Dragão recebeu uma nomeação ao prêmio de Melhor Filme de Animação no Oscar 2011 — Foto: Reprodução/DreamWorks

15. Divertida Mente (2015)

Divertida Mente é dirigido por Pete Docter (Up: Altas Aventuras) e acompanha Riley Andersen, uma menina de 11 anos que enfrenta uma grande transformação ao se mudar com a família para São Francisco. Dentro da mente da garota, suas emoções tentam guiá-la nesse período de adaptação, lideradas pela Alegria. Entretanto, um desentendimento com a Tristeza provoca confusões na sala de controle, levando as emoções a tentarem entender os desafios dessa nova fase de Riley.

O filme da Pixar está disponível atualmente no Disney+ e conta com Amy Poehler (Meninas Malvadas), Kaitlyn Dias (The Shifting), Phyllis Smith (The Office), Mindy Kalling (Velma) e Bill Hader (Barry) no elenco original de dublagem. A aprovação da crítica especializada de Divertida Mente no Rotten Tomatoes é de 98%. Já no IMDb, sua pontuação é de 8,1.

 Reprodução/IMDb Divertida Mente ganhou uma sequência em 2024 — Foto: Reprodução/IMDb

16. Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)

Disponível atualmente no Max e via aluguel no Amazon Prime Video, o filme traz a trajetória de Daniel LaRusso, um jovem que se muda com sua mãe para uma nova cidade e logo se torna alvo de intimidações no colégio. Após ser agredido pelo valentão Johnny Lawrence, o garoto é ajudado por Kesuke Miyagi, um senhor mestre do karatê. Sob a orientação de Miyagi, Daniel aprende não apenas técnicas de luta, mas também lições de disciplina e coragem, enquanto se prepara para um prestigiado torneio.

Um dos símbolos do cinema nos anos 80, Karatê Kid - A Hora da Verdade é dirigido por John G. Avildsen (franquia Rocky) e possui um elenco composto por Ralph Macchio (Vidas Sem Rumo), Elisabeth Shue (franquia De Volta Para o Futuro), Noriyuki "Pat" Morita (Dias Felizes) e William Zabka (Cobra Kai). Nos sites agregadores de críticas, o longa apresenta uma aprovação de 89% dos especialistas no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,3 no IMDb.

 Divulgação/Columbia Pictures Karatê Kid - A Hora da Verdade recebeu uma indicação para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante (com "Pat" Morita) no Oscar 1985 — Foto: Divulgação/Columbia Pictures

17. O Gigante de Ferro (1999)

O Gigante de Ferro se situa em 1957, em plena Guerra Fria, quando um robô alienígena cai do céu na cidade de Rockwell. Ao explorar uma floresta, o menino Hogarth encontra a enigmática máquina e os dois formam uma relação de amizade. Todavia, um agente do governo obcecado pela segurança nacional dos Estados Unidos descobre a presença do robô e faz de tudo para destruí-lo. Com a ajuda de um artista local, Hogarth tenta proteger seu novo amigo em meio ao medo e os preconceitos da época.

Adaptação do livro The Iron Man, do escritor britânico Ted Hughes, a animação é dirigida por Brad Bird (franquia Missão Impossível). O elenco original de dublagem apresenta os nomes de Eli Marienthal (Tucker), Jennifer Aniston (Friends), Harry Connick, Jr. (Recém Chegada) e Vin Diesel (franquia Velozes e Furiosos). O Gigante de Ferro exibe uma pontuação de 8,1 no IMDb e uma classificação de 96% da crítica no Rotten Tomatoes. O longa animado pode ser assistido por meio de aluguel no Amazon Prime Video.

 Reprodução/Warner Famosa animação produzida pela Warner Bros, O Gigante de Ferro é ambientado no ano de 1957 e tem como pano de fundo a Guerra Fria — Foto: Reprodução/Warner

18. Uma Aventura Lego (2014)

Emmet, uma minifigura Lego comum e que vive seguindo as regras, é confundido com o "Especial", uma figura profetizada como a única capaz de salvar o mundo. Sem qualquer habilidade ou preparo, ele é recrutado para uma missão ao lado de um grupo inusitado de heróis, incluindo o sábio Vitrúvius, a destemida Lucy e o enigmático Batman. Juntos, eles vão encarar o maléfico Sr. Negócios, que planeja consolidar seu poder e controlar todos os blocos do universo Lego.

Outra animação da Warner Bros. e com base na linha de brinquedos dinamarquesa Lego, o filme é dirigido pela dupla Phil Lord (Tá Chovendo Hambúrguer) e Chris Miller (Anjos da Lei). O elenco original de dubladores é protagonizado por Chris Pratt (Super Mario Bros.), Will Ferrell (Quiz Lady), Morgan Freeman (Operação: Lioness), Elizabeth Banks (The Beanie Bubble) e Will Arnett (Twisted Metal). Disponível no Max e via aluguel no Amazon Prime Video, Uma Aventura Lego tem 7,7 de pontuação no IMDb e 96% de classificação no Rotten Tomatoes entre os críticos.

 Reprodução/Rotten Tamatoes Uma Aventura Lego foi indicado para a categoria de Melhor Canção Original (com "Everything is AWESOME!!!") no Oscar 2015 — Foto: Reprodução/Rotten Tamatoes

Dirigido por Danny DeVito (O Campeão de Audiência), que também atua no filme, o enredo segue a jovem Matilda, uma menina brilhante e curiosa que descobre ter poderes telecinéticos. Apesar de crescer em um lar negligente e com pais insensíveis, a garota mantém sua bondade e inteligência. No entanto, em sua nova escola, ela também vai encarar a diretora tirana Agatha Trunchbull, que aterroriza os alunos com métodos severos. Usando suas habilidades, Matilda resolve proteger seus colegas de Trunchbull.

Com disponibilidade para assistir na Netflix e no Amazon Prime Video, Matilda é adaptado do romance homônimo do escritor britânico Roald Dahl. Além de DeVito, as atrizes Mara Wilson (Uma Babá Quase Perfeita), Rhea Perlman (Cheers), Embeth Davidtz (franquia A Morte do Demônio) e Pam Ferris (Filhos da Esperança) estão presentes no elenco. Pelo IMDb, a pontuação do filme é de 7,0. Enquanto isso, sua aprovação no Rotten Tomatoes pela imprensa especializada é de 92%.

 Reprodução/IMDb O longa Matilda combina comédia e fantasia em sua trrama e se tornou um dos filmes mais elogiados dos anos 90 — Foto: Reprodução/IMDb

20. As Aventuras de Paddington 2 (2017)

O longa franco-britânico dá sequência à jornada do urso Paddington, que foi adotado pela família Brown e se torna uma figura querida da comunidade ao seu redor. Quando o aniversário de 100 anos de sua tia Lucy se aproxima, o protagonista encontra o presente perfeito para ela: um livro raro de uma loja de antiguidades. Contudo, ao descobrir que o objeto foi roubado, Paddington inicia uma nova aventura para desmascarar o ladrão e garantir que o presente seja entregue a tempo.

Disponível atualmente no Telecine e no MGM+, As Aventuras de Paddington 2 conta com a direção do britânico Paul King (Wonka). O elenco possui as interpretações de Hugh Bonneville (Downton Abbey), Sally Hawkins (A Forma da Água), Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin), Ben Whishaw (franquia 007) e Hugh Grant (O Regime). Nos sites agregadores de críticas, o filme ilustra uma pontuação de 7,8 no IMDb e uma aprovação de 99% da crítica especializada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb As Aventuras de Paddington 2 é uma sequência do primeiro título, que é baseado na obra Paddington Bear, do autor britânico Michael Bond — Foto: Reprodução/IMDb

21. A Viagem de Chihiro (2001)

Atualmente disponível na Netflix, A Viagem de Chihiro conta a história de uma jovem que está de mudança com seus pais e que encontra um vilarejo misterioso durante o trajeto. Por lá, a menina descobre um mundo dominado por espíritos e criaturas mágicas, com seus pais sendo transformados em porcos. Para salvar sua família e retornar ao mundo humano, a garota precisará trabalhar em uma casa de banhos para seres sobrenaturais e terá de superar diversos desafios nessa realidade estranha.

A animação japonesa é considerada a mais icônica do Studio Ghibli e do diretor Hayao Miyazaki - e uma das mais aclamadas da história. No elenco de vozes originais do filme estão os atores Rumi Hiragi (Da Colina Kokuriko), Miyu Irino (A Voz do Silêncio), Mari Natsuki (A Lenda dos Oito Samurais) e Bunta Sagawara (Contos de Terramar). No Rotten Tomatoes, a aprovação de A Viagem de Chihiro é de 96% entre os especialistas. Já pelo IMDb, sua performance é uma pontuação de 8,6.

 Reprodução/Studio Ghibli A Viagem de Chihiro é o maior sucesso do Studio Ghibli e venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação na edição de 2003 — Foto: Reprodução/Studio Ghibli

22. Pequenos Espiões (2001)

Nesta trama, Gregório e Ingrid Cortez, casal de lendários espiões, são capturados pelo perigoso Fegan Floop. Diante disso, a missão de resgatá-los recai sobre seus filhos, Carmen e Juni, que descobrem o passado secreto de seus pais. Com a ajuda de aparatos tecnológicos incríveis, os irmãos embarcam em uma jornada repleta de ação, voando e enfrentando inimigos ameaçadores, enquanto aprendem a trabalhar juntos para salvar seus pais e, possivelmente, o mundo inteiro.

Atualmente disponível de graça no Mercado Play, Pequenos Espiões é dirigido pelo cineasta Robert Rodriguez (Hypnotic - Ameaça Invisível). O elenco é estrelado por Alexa Vega (Dormindo Fora de Casa), Daryl Sabara (John Carter: Entre Dois Mundos), Antonio Banderas (A Vida em Si) e Carla Gugino (Orion e o Escuro). Nos sites agregadores de críticas, o filme exibe 92% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e 5,6 de pontuação pelo IMDb.

 Reprodução/Dimension Films Lançado em 2001, Pequenos Espiões é o primeiro título da franquia, que receberia a chegada de mais quatro filmes — Foto: Reprodução/Dimension Films

23. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Charlie Bucket é um menino humilde que encontra um dos raros "bilhetes dourados", garantindo sua entrada na fábrica mágica de chocolates do excêntrico Willy Wonka. Acompanhado por seu avô Joe e outras quatro crianças, o garoto embarca em um tour pelo estranho local e um dono ainda mais enigmático. Nessa jornada pelo lugar feito inteiramente de chocolates e outros doces, Charlie passa por aventuras inesquecíveis e aprende lições valiosas.

O clássico cult da Paramount Pictures é baseado no livro homônimo de Roald Dahl e recebeu a direção de Mel Stuart (Esposas Abandonadas). Protagonizado por Gene Wilder (O Jovem Frankenstein) e Peter Ostrum (Regravando o Amor), o elenco ainda conta com Jack Albertson (A História de Três Estranhos) e Roy Kinnear (O Sangue de Drácula). Com 7,8 de pontuação no IMDb e 92% de aprovação dos críticos pelo Rotten Tomatoes, A Fantástica Fábrica de Chocolate está disponível no Max e no Amazon Prime Video, via aluguel.

 Divulgação/IMDb Indicado para Melhor Trilha Original no Oscar 1972, A Fantástica Fábrica de Chocolate foi a primeira adaptação nos cinemas do livro original — Foto: Divulgação/IMDb

24. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Presente no catálogo do Amazon Prime Video, a animação é centrada em Miles Morales, um adolescente negro de Nova York que é picado por uma aranha radioativa, ganhando poderes muito parecidos com os do Homem-Aranha. Após assistir horrorizado a morte do Teioso nas mãos do Rei do Crime, o jovem decide se tornar o novo herói da cidade. Durante essa jornada, porém, surgem várias versões do Homem-Aranha de dimensões paralelas e que estão em uma urgente missão no universo de Miles.

A aclamada animação da Sony tem a direção do trio Bob Persichetti (roteirista em O Pequeno Príncipe), Peter Ramsey (A Origem dos Guardiões) e Rodney Rothman (roteirista em Ajuste de Contas). O elenco de vozes é estrelado por Shameik Moore (Um Deslize Perigoso) e tem ainda as interpretações de Jake Johnson (New Girl), Hailee Steinfeld (Arcane) e Mahershala Ali (Moonlight). Homem-Aranha no Aranhaverso apresenta uma pontuação de 8,4 no IMDb e uma aprovação de 97% da imprensa especializada no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Sony Homem-Aranha no Aranhaverso conquistou a estatueta de Melhor Filme de Animação na cerimônia do Oscar 2019 — Foto: Reprodução/Sony

25. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Dirigido por Henry Selick (James e o Pêssego Gigante), a animação musical em stop-motion acompanha Jack Esqueleto, o Rei das Abóboras da Cidade do Halloween. Entediado com a rotina de sua terra, Jack descobre a mágica Cidade do Natal e fica fascinado pelo espírito caloroso e alegre da festividade natalina. Decidido a recriar o Natal em sua própria visão, ele convence os moradores a sequestrarem o Papai Noel, dando início a uma série de confusões que misturam sustos e encantos.

Originada pelos escritos do célebre diretor Tim Burton (Wandinha) e disponível no Disney+, a produção foi feita pela parceira entre a Walt Disney Pictures e a Touchstone Pictures. O elenco exibe as vozes de Chris Sarandon (Um Dia de Cão), Catherine O'Hara (Schitt's Creek), William Hickey (A Honra do Poderoso Prizzi) e Gleen Shadix (Os Fantasmas Se Divertem). No IMDb, O Estranho Mundo de Jack apresenta uma pontuação de 7,9. Enquanto isso, sua aprovação entre a crítica especializada pelo Rotten Tomatoes é de 95%.

 Reprodução/Disney Indicado para Melhores Efeitos Especiais no Oscar 1994, O Estranho Mundo de Jack tem como origem um poema escrito por Tim Burton — Foto: Reprodução/Disney

26. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Protagonista dessa animação, Coraline é uma menina curiosa que, ao explorar sua nova casa, descobre uma porta secreta que dá acesso a um mundo alternativo. Nessa realidade, tudo parece perfeito: seus pais são atenciosos, os vizinhos são mais interessantes e sua vida parece um sonho. Entretanto, esse mundo ideal logo revela um lado sombrio. Quando a Outra Mãe tenta mantê-la presa para sempre, Coraline precisa reunir toda sua coragem e inteligência para escapar e proteger sua verdadeira família.

Outra animação em stop-motion dirigida por Henry Selick, Coraline e o Mundo Secreto é inspirado no livro Coraline, do escritor britânico Neil Gaiman, e pode ser assistido pelo Universal+. O elenco original de dublagem recebe as vozes de Dakota Fanning (O Casal Perfeito), Teri Hatcher (Desperate Housewives), John Hodgman (O Primeiro Mentiroso) e Keith David (Greenleaf). No Rotten Tomatoes, a aprovação do longa animado entre os especialistas é de 91%. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 7,8.

 Divulgação/IMDb Coraline e o Mundo Secreto recebeu uma indicação para a categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar 2010 — Foto: Divulgação/IMDb

Dirigido por Brad Bird, Ratatouille centra-se em Remy, um ratinho de paladar sofisticado e que sonha em se tornar um chef renomado em Paris, a capital da gastronomia. Apesar do preconceito e dos desafios óbvios de ser um roedor no universo culinário, ele encontra no jovem desajeitado Linguini a oportunidade perfeita para mostrar seu talento. Usando um método nada convencional de controle, Remy ajuda Linguini a criar pratos incríveis em um restaurante prestigiado.

Um filme da Pixar elogiado por crítica e público, Ratatouille tem as vozes de Patton Oswalt (Sandman) Lou Romano (Os Incríveis), Janeane Garofalo (A Guitarra), Ian Holm (franquia Alien) e Peter O'Toole (Lawrence da Arábia) no elenco original de dublagem. Com uma aprovação de 96% pela crítica no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8,1 pelo IMDb, a animação está atualmente disponível no Disney+.

 Reprodução/Disney Indicado para cinco categorias no Oscar, Ratatouille é o vencedor do prêmio de Melhor Filme de Animação na edição de 2008 — Foto: Reprodução/Disney

Um dos filmes mais revolucionários de todos os tempos da Disney, Fantasia é um projeto pioneiro que combina arte visual e música clássica em uma experiência única. Dividido em oito segmentos distintos, a obra apresenta momentos inesquecíveis da música ganhando vida e inclue a presença de Mickey Mouse no papel de Aprendiz de Feiticeiro, se consolidando como um marco na história do cinema e da animação.

O longa utiliza composições de Ludwig van Beethoven e Franz Schubert, recebendo a direção de uma equipe de mais de dez cineastas. Com a participação de Walt Disney, os segmentos foram conduzidos pelos regentes Leopold Stokowski e Deems Taylor. Nos sites especializados de críticas, Fantasia apresenta uma classificação de 95% dos críticos no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 7,7 pelo portal IMDb.

 Reprodução/Disney Fantasia recebeu dois Oscars honorários em 1942 devido à construção inovadora que modificou a experiência de áudio e vídeo nos cinemas — Foto: Reprodução/Disney

29. A Bela Adormecida (1959)

Na narrativa de A Bela Adormecida, a princesa Aurora é vítima de uma maldição lançada por Malévola, uma fada vingativa. Com o encantamento, a jovem é criada escondida em uma cabana na floresta pelas três fadas bondosas Flora, Fauna e Primavera, que buscam proteger a menina. Apesar disso, ao completar 16 anos de idade, Aurora espeta o dedo em uma roca de fiar e cai em um sono eterno. Dessa maneira, resta ao príncipe Felipe enfrentar Malévola e assim, salvar a princesa e restaurar a paz no reino.

Com direção do quarteto Clyde Geronimi (Alice no País das Maravilhas), Eric Larson (Os Aristogatos), Les Clark (Donald's Fire Survival Plan) e Wolfgang Reitherman (Robin Hood), o filme é uma adaptação do conto homônimo do francês Charles Perrault. O elenco original de dublagem é composto por Mary Costa (A Grande Valsa), Bill Shirley (Tigres Voadores) e Eleanor Audley (O Fazendeiro do Asfalto). Disponível no Disney+, A Bela Adormecida possui 7,2 de pontuação pelo IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes pela imprensa especializada.

 Reprodução/Disney A Bela Adormecida é uma das histórias mais icônicas da Disney e concorreu como Melhor Trilha Sonora no Oscar 1960 — Foto: Reprodução/Disney

30. Meu Malvado Favorito (2010)

Meu Malvado Favorito segue a história de Gru, um supervilão ambicioso que deseja realizar o maior roubo da história: encolher e roubar a Lua. No entanto, ele enfrenta problemas financeiros e o banco só está disposto a financiar o rival Vector, que ganhou notoriedade ao roubar as pirâmides do Egito. Determinado, Gru conta com a ajuda de seus fiéis Minions, os divertidos e atrapalhados seres amarelos, para executar o plano. Para alcançar seus objetivos, o vilão adota as órfãs Margo, Edith e Agnes, sem imaginar que elas transformarão completamente sua vida e seus valoes.

Atualmente disponível para alugar no Amazon Prime Video, a animação conta com a direção da dupla Pierre Coffin (Pat & Stan) e Chris Renaud (O Lorax). O elenco original de vozes é formado pelos atores Steve Carell (The Office), Jason Segel (How I Met Your Mother), Russell Brand (Rock of Ages: O Filme), Julie Andrews (Bridgerton) e Miranda Cosgrove (iCarly). Nos sites agregadores de críticas, Meu Malvado Favorito apresenta uma pontuação de 7,6 no IMDb e uma aprovação de 80% dos críticos no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Desenvolvido a partir do conteúdo produzido pelo animador espanhol Sergio Pablos, Meu Malvado Favorito foi o pontapé inicial de uma franquia de sucesso — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de Forbes, IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30)

🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro