Será que é normal a air fryer fazer tanto barulho ou ter cheiro forte de plástico queimado? Muita gente ignora esses problemas porque pensa que não são nada de mais e continua usando o aparelho normalmente. Porém, eles podem ser sinais de falhas mecânicas ou erros de manuseio, o que desencadeia a pane do eletrodoméstico e até mesmo problemas de saúde.
Para tirar essas dúvidas de uma vez por todas, o TechTudo reuniu os problemas mais comuns que você precisa investigar no aparelho, além de ensinar como solucionar cada um desses imprevistos para que você continue usando a air fryer sem preocupações. Confira!
Saiba como solucionar os problemas mais comuns da air fryer — Foto: Divulgação/Freepik (imagem gerada com Inteligência Artificial) Problemas mais comuns de Air Fryer
Entenda as causas para os principais problemas da sua air fryer e saiba como resolvê-los por conta própria — e quando vale mais a pena recorrer à assistência técnica.
- Air Fryer saindo fumaça demais
- Air Fryer com cheiro de (plástico) queimado
- Air Fryer com cheiro ruim
- Air Fryer enferrujada
- Air Fryer fazendo muito barulho
- Air Fryer não esquenta
- Air Fryer descascando
- Air Fryer demorando
1. Air Fryer saindo fumaça demais
Ver fumaça saindo da sua air fryer no meio do preparo de uma receita pode ser assustador, mas, na maioria das vezes, isso não é sinal que o aparelho quebrou. A fumaça pode surgir ao fazer pratos com alto teor de gordura, como linguiças, bacon ou cortes de carne mais gordos. Essa gordura escorre, acumula-se no fundo do cesto quente e começa a queimar, gerando a fumaça.
Por isso, é importante sempre fazer uma limpeza bem caprichada do cesto da air fryer após cada refeição, para impedir que essa gordura acumule nos cantos do aparelho e cause ainda mais fumaça.
Fumaça pode ser sinal de comidas gordurosas na air fryer — Foto: Reprodução/Freepik 2. Air Fryer com cheiro de (plástico) queimado
Sentir um odor de plástico queimado vindo da sua air fryer é um sinal que nunca deve ser ignorado, pois indica que o revestimento interno está sofrendo superaquecimento. Então, o material antiaderente começa a se decompor e liberar vapores que, além do cheiro desagradável, podem ser prejudiciais à saúde. E tenha cuidado, porque a chance desses gases tóxicos aumenta quando a superfície está riscada, descascando ou enferrujada.
Por isso, você deve sempre respeitar os limites de temperatura indicados pelo fabricante, além de verificar com frequência o estado do cesto e das bandejas da air fryer. Assim, você pode trocar a peça assim que perceber o início de corrosão e ferrugem do material antiaderente.
Air fryer pode ficar com cheiro de plástico queimado quando danificam o teflon — Foto: Divulgação/Labravia 3. Air Fryer com cheiro ruim
Sua air fryer está com um odor persistente de peixe ou de gordura velha? O acúmulo de comida e resíduos de óleo nos cantos do cesto são queimados toda vez que você liga o aparelho, o que gera cheiros ruins e pode até causar a transferência de sabor entre as receitas.
Algumas comidas com cheiro forte podem deixar maus odores na air fryer — Foto: Divulgação/Mondial A ferrugem não surge do nada: ela é o resultado visível de uma reação de oxidação causada, principalmente, pela exposição constante à umidade. Se você costuma guardar o cesto ou a gaveta da air fryer ainda com gotículas de água, o metal do aparelho acaba ficando vulnerável. A ferrugem da air fryer também pode ser causada pelo uso de esponjas de aço, produtos químicos muito agressivos e resíduos de alimentos ácidos, que removem a camada protetora do aparelho e expõem o metal bruto ao ar.
Nesse caso, a prevenção é o melhor caminho. O cuidado deve começar na hora da lavagem: use sempre o lado macio da esponja e detergente neutro, além de não esquecer de secar bem ao final. Além disso, o melhor é guardar o aparelho num espaço seco e bem ventilado.
Ferrugem pode inutilizar a air fryer — Foto: Reprodução/Freepik (IA) 5. Air Fryer fazendo muito barulho
Antes de tudo, é importante entender que toda air fryer apresenta um certo nível de ruído causado pela ventoinha interna, responsável por circular o ar quente. No entanto, se você notar que o barulho da air fryer mudou de tom, ficou mais alto ou apresenta estalos e vibrações, é hora de investigar. As possíveis causas podem variar desde o acúmulo de sujeira até problemas estruturais.
O lugar onde você guarda a air fryer também influencia o barulho do aparelho, porque bancadas irregulares intensificam a vibração natural do motor. Para resolver o problema, comece verificando a limpeza e a estabilidade do aparelho. Com a air fryer fria e fora da tomada, você pode até virá-la de ponta-cabeça para inspecionar se há resíduos presos na ventoinha ou atrás das grades. Certifique-se também que o eletrodoméstico esteja em uma superfície totalmente plana e estável para eliminar vibrações desnecessárias.
Uma bancada desnivelada pode fazer a air fryer emitir muito mais barulho do que o normal — Foto: Divulgação/EOS 6. Air Fryer não esquenta
Imagine que você liga a air fryer, programa o tempo de cozimento e, ao final do cronômetro, percebe que a comida está totalmente crua e gelada. Se identificou com essa situação? Quando o painel acende e o timer corre, mas o calor não vem, isso quer dizer que os componentes internos de aquecimento da sua air fryer entraram em pane.
O motivo mais provável é uma falha na resistência, mas também pode ser um defeito no termostato, fios soltos ou até uma falha eletrônica no painel de controle. Você pode avaliar o que está errado analisando alguns pontos da air fryer. Primeiro, certifique-se de que a tomada está entregando energia corretamente e que o cabo de força não apresenta dobras, cortes ou sinais de derretimento. Então, ligue o aparelho e preste atenção no barulho da ventoinha girando. Se ela estiver silenciosa, o problema pode ser o motor. Mas, se você ouve a ventoinha, o painel funciona e, mesmo assim, o ar sai frio após alguns minutos, o defeito está na resistência ou no fusível, e você deve entrar em contato com a assistência técnica.
A ventoinha da air fryer pode quebrar e parar de aquecer os alimentos — Foto: William Guido/TechTudo Ninguém gosta quando a air fryer começa a descascar porque ganha um aspecto feio de gasto — e, ironicamente, zelar para além da conta pelo visual do aparelho é o principal culpado desse problema. Materiais abrasivos de limpeza, como esponjas de aço ou o lado verde da esponja comum, agem como uma lixa contra a superfície da air fryer. Também é preciso levar em consideração a própria qualidade do eletrodoméstico: modelos de marcas inferiores usam materiais de baixa qualidade, que não suportam por muito tempo o calor da air fryer.
Você pode resolver esse problema mudando a forma como limpa a sua air fryer. Use apenas detergente neutro e o lado macio da esponja nela e, se a gordura estiver muito grudada, deixe o cesto de molho em água morna por alguns minutos em vez de esfregar com força. Vale lembrar que cuidar do visual da air fryer é mais do que estética: quando o cesto fica muito descascado, com o metal muito exposto, o ideal é procurar uma peça nova, pois o consumo de partículas de teflon e a exposição a metais oxidados não são recomendados para a saúde.
O cesto da air fryer pode descascar por ser de má qualidade — Foto: William Guido/TechTudo Se você tem a impressão de que a sua air fryer está levando mais tempo do que o normal para preparar os pratos, é muito provável que você esteja cometendo um bem erro comum: encher o cesto além do correto com comidas. Como o segredo da air fryer é a circulação ultra-rápida de ar quente, o interior do aparelho precisa de espaço livre para trabalhar. Se você empilha os alimentos ou enche a gaveta até o topo, o ar não consegue passar entre as peças e elas ficam cruas por dentro.
Esse problema não acontecerá mais se, a partir de agora, você nunca mais sobrecarregar o cesto. Por mais que tenha pressa ou seja impaciente, o ideal é cozinhar em levas menores para garantir que o ar quente tenha espaço para envolver cada pedaço de comida individualmente. No caso de alimentos que ficam amontoados, como batatas fritas ou legumes picados, lembre-se de sempre chacoalhar o cesto na metade do tempo programado para redistribuir o calor e assar tudo por igual.
A air fryer pode demorar a preparar a comida devido a cesto cheio demais — Foto: William Guido/TechTudo
Limpar a Air Fryer assim pode fazer ela PEGAR FOGO!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
1
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/I/t/Iwh6DiS5KaMP9uGg8Xtw/cmnvmutb5mvgibeimoncabwnjvg.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/n/F/06SDQwSkOYjX3YkdoVrw/template-mc-6-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/q/Jd4Yo4SgWVMEBKuyjFXQ/0000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/N/B/hgmdFaTnyAbRRz2DpV4w/design-sem-nome-2026-01-15t095656.826.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro