3 horas atrás 2

Pai de trigêmeas, dono de cafeteria e torcedor do Grêmio: quem é o empresário gaúcho detido pelo ICE nos EUA

Pai e empresário, o gaúcho Maximiano Fernandes, 40 anos, natural de Porto Alegre, vive há pelo menos 15 anos nos Estados Unidos. Ele é dono do Stow Cafe e mora com a família no estado de Massachusetts.

"Agradecemos a todos que nos alertaram sobre a prisão do Max, dono do Stow Cafe, pelo ICE. O deputado Hogan e eu estamos prestando apoio à família", escreveu em uma postagem o senador.

▶️ Contexto: Agentes do ICE estão sendo empregados pelo governo de Donald Trump para procurar imigrantes em situação irregular e detê-los. Os alvos, em geral, são as chamadas “cidades-santuário”, que concentram grande número de estrangeiros.

  • Segundo o governo, o ICE não precisa de mandados judiciais para prender imigrantes que vivem ilegalmente no país.
  • O Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) afirma que os agentes estão autorizados a deter qualquer pessoa suspeita de estar em situação irregular.
  • O órgão diz ainda que todos os estrangeiros que violarem a lei de imigração dos EUA estão sujeitos à prisão, mesmo sem antecedentes criminais.
  • De acordo com o governo americano, os agentes do ICE também estão autorizados a usar máscaras para evitar serem reconhecidos por civis e terem dados pessoais expostos. O argumento é de que as famílias dos servidores poderiam ser colocadas em risco.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Ao The Boston Globe, a secretária adjunta do DHS, Tricia McLaughlin, disse que o brasileiro foi detido por exceder o prazo de seu visto B2 de turista e que ele permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda os procedimentos de imigração.

Em comunicado nas redes sociais, a polícia de Stow disse que não participou efetivamente da prisão e "não se envolve em políticas de imigração".

O g1 entrou em contato com o Itamaraty para verificar a situação de Maximiano Fernandes, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

Quem é o brasileiro detido pelo ICE

Maximiano é casado com uma brasileira. Ele tem quatro filhas, incluindo trigêmeas de 3 anos, e é padrasto de um adolescente. Nas redes sociais, ele se apresenta como gaúcho de Porto Alegre, ariano e torcedor do Grêmio. Inclusive, a família publicou fotos das filhas com roupinhas do tricolor gaúcho.

A cafeteria, que serve café da manhã e almoço, é registrada no nome de Maximiano e foi inaugurada em maio de 2011. Ele e o sócio trabalhavam juntos em outro restaurante antes de abrirem o negócio.

Conforme o portal Boston.com, ele deu o nome dos filhos a vários pratos do cardápio.

Uma campanha organizada por amigos do brasileiro busca arrecadar US$ 50 mil para ajudar a família a libertá-lo. "Max é o único provedor de sua família, trabalhando sete dias por semana no café e assumindo um emprego de meio período à noite para garantir que seus entes queridos sejam cuidados", diz a descrição no site.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro