10 meses atrás 28

Palestino-americanos processam governo dos EUA por discriminação ao abandoná-los na Faixa de Gaza

Na ação, eles afirmaram que o governo americano falhou em resgatá-los ou a membros de suas famílias. Para o grupo, as autoridades não fizeram o mesmo esforço que fariam para resgatar e proteger americanos de outras origens em situações semelhantes.

Segundo a agência, este foi o segundo caso de processo contra o governo dos EUA nesta semana envolvendo a Palestina. Na terça-feira (17), famílias palestinas processaram o Departamento de Estado dos EUA devido ao apoio de Washington ao exército de Israel.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que não comenta litígios em andamento, mas afirmou que a segurança de cidadãos americanos ao redor do mundo é uma "prioridade máxima."

O processo desta quinta-feira foi anunciado pelo grupo de defesa Conselho de Relações Americano-Islâmicas e pela advogada Maria Kari, e apresentado no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte de Illinois.

A ação alega que o direito dos autores à proteção igualitária sob a Constituição dos EUA foi violado ao privá-los "dos esforços normais e típicos de evacuação que o governo federal estende a americanos que não são palestinos."

O processo menciona exemplos comparáveis de resgates realizados pelo governo dos EUA em zonas de conflito, como no Afeganistão, Líbano e Sudão, e nomeia o presidente Joe Biden, o secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, como réus.

O porta-voz do Departamento de Estado afirmou que os EUA já evacuaram americanos de áreas perigosas ao redor do mundo, incluindo Gaza.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro