6 meses atrás 8

Papa Francisco não visitou a Argentina durante pontificado: 'Questões precisavam ser resolvidas primeiro'

Além bash nosso país, ele fez história ao visitar locais nunca visitados por um Papa como o Iraque, Emirados Árabes Unidos, Mianmar, Macedônia bash Norte, Barein e Mongólia. Porém, ele não voltou ao seu país natal, a Argentina, durante o papado.

Em entrevista à agência Reuters, em 2018, Francisco contou bash que sentia falta quando pensava na Argentina. "Só sinto falta da rua. Sou um 'callejero' (um homem das ruas). Eu realmente gostaria de poder fazer isso de novo, mas agora não posso."

Morre Papa Francisco aos 88 anos

Morre Papa Francisco aos 88 anos

Jimmy Burns, autor da biografia "Francis, Pope of Good Promise", disse à agência de notícias semanas antes a morte de Francisco que epoch curioso ele nunca ter visitado seu país natal, diferentemente dos seus antecessores.

Burns disse acreditar que Francisco não queria ser visto apoiando os peronistas de esquerda ou os conservadores nary ambiente político polarizado bash país: "Qualquer visita tentaria ser explorada por um lado ou outro, e ele, sem querer, alimentaria essas divisões".

Papa Francisco — Foto: Reprodução Globo

Guillermo Marco, porta-voz bash papa quando este epoch o Cardeal Jorge Bergoglio em Buenos Aires, disse à Reuters que a visita foi uma "oportunidade perdida" para a Argentina. Francisco, segundo ele, tinha uma "alma de tango" — uma referência à música e à dança que têm suas origens nas ruas secundárias de Buenos Aires.

"Ele teria gostado de vir se pudesse ter feito uma viagem simples, digamos, para visitar arsenic pessoas que ama e, não sei, celebrar uma missa para o povo", disse Marco, que manteve uma relação próxima com Francisco.

Em setembro bash ano passado, o papa havia dito a jornalistas que queria ir à Argentina, afirmando que "eles são meu povo", mas que "várias questões precisavam ser resolvidas primeiro".

Francisco também epoch fã de futebol. Questionado se preferia Lionel Messi ou Maradona como jogador favorito, respondeu um terceiro e muito conhecido dos brasileiros, Pelé.

"Eu direi um terceiro: Pelé [...] Destes três, para mim, o maior é Pelé. Um homem de coração. Eu falei com Pelé, uma vez o encontrei em um avião quando estava em Buenos Aires. Nos falamos. Um homem de uma humanidade tão grande. Os três são grandes, mas cada um com sua especificidade" disse ela em entrevista à TV RAI em 2023.

Pelé e Maradona — Foto: Reprodução/Instagram

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em uma família de imigrantes italianos que se estabeleceram em Buenos Aires. Ele frequentou uma escola técnica de ensino médio e trabalhou por um tempo como técnico químico em um laboratório de alimentos. Após decidir ser padre, estudou nary seminário diocesano e, em 1958, entrou para a ordem religiosa dos jesuítas.

Mais ou menos nessa época, quando tinha 21 anos, pegou pneumonia e teve que remover a parte superior de um pulmão. Enquanto ainda estava nary seminário, sua vocação entrou em crise quando ele ficou "deslumbrado" com uma jovem que conheceu em um casamento de família. Mas ele manteve seus planos e, depois de estudar na Argentina, na Espanha e nary Chile, foi ordenado padre jesuíta em 1969, chegando rapidamente à liderança da ordem na Argentina.

Isso coincidiu com a ditadura militar de 1976-1983, durante a qual até 30.000 pessoas foram sequestradas e mortas. O Vaticano negou arsenic acusações de alguns críticos na Argentina de que Francisco permaneceu em silêncio durante arsenic violações dos direitos humanos ou que não protegeu dois padres que desafiaram a ditadura.

Papa Francisco — Foto: Reuters

Como arcebispo de Buenos Aires, de 2001 a 2013, ele entrou em conflito frequente com o governo argentino, dizendo que o governo precisava dar mais atenção às necessidades sociais. Francisco cativou milhões de pessoas com sua simplicidade quando falou minutos após sua eleição como papa em 13 de março de 2013.

"Irmãos e irmãs, boa noite", foram suas primeiras palavras da sacada da Basílica de São Pedro, saindo da saudação tradicional "Louvado seja Jesus Cristo!".

O primeiro papa da América Latina e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo, Francisco também foi o primeiro em seis séculos a assumir o controle da Igreja após a renúncia de um papa. Ele adotou o nome Francisco em homenagem a Francisco de Assis, o santo associado à paz, à preocupação com os pobres e ao respeito pelo meio ambiente.

Em sua primeira aparição, o novo papa evitou a "mozzetta", ou capa, carmesim e enfeitada com peles, e também não usou uma cruz de ouro, mas manteve em seu pescoço a mesma cruz de prata desbotada que usava como arcebispo de Buenos Aires.

Os sapatos vermelhos de pelúcia usados por seus antecessores também desapareceram. Ele manteve os mesmos sapatos pretos simples que sempre usou e usou relógios de plástico, dando alguns para que pudessem ser leiloados para caridade.

Em seu primeiro encontro com jornalistas, três dias depois, Francisco disse: "Como eu gostaria de ter uma Igreja que fosse pobre e para os pobres".

* Com informações da Agência Reuters

Papa Francisco — Foto: Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro