11 meses atrás 33

Papai Noel não paga conta! Saiba gastar menos com eletrodomésticos no Natal

O Natal está chegando, e o aumento na conta de energia pode ser uma preocupação, principalmente com eletrodomésticos. Mesmo que gastos como os de enfeites natalinos e com o ar-condicionado sejam alguns dos mais frequentes nessa época, o uso regular de aparelhos para preparar a ceia, como o forno, seja ele elétrico ou a gás, e a geladeira, que trabalha mais para refrigerar todos os itens, pode pesar na fatura de energia e trazer uma surpresa nada agradável no Ano Novo.

Pensando nisso, o TechTudo listou algumas ações simples, que podem ser feitas ao usar os aparelhos que mais consomem energia, e fazem uma grande diferença. Dicas como descongelar os alimentos previamente, planejar o cozimento de tudo que você irá preparar, e considerar as air fryers como alternativa para cozinhar receitas rápidas são coisas que podem ajudar a reduzir o consumo em casa. Confira!

 Reprodução/Freepik Natal 2024: saiba quanto seus eletrodomésticos gastam de energia durante a festa e como economizar — Foto: Reprodução/Freepik

Como economizar energia na época de festas?

No fim de ano, reunir a família e os amigos para celebrar o Natal é sempre especial. Mas o consumo extra durante as festividades pode pesar na conta de luz. Para evitar surpresas e aproveitar esse momento sem preocupações, separamos algumas dicas simples para economizar energia.

  1. Pense bem onde preparar alimentos
  2. Descongele alimentos com antecedência
  3. Cuidado com o abre e fecha da geladeira
  4. Aproveite o calor residual
  5. Não deixe o ar ligado o tempo todo
  6. Não deixe eletrodomésticos em stand-by
  7. Faça a manutenção dos aparelhos com antecedência
  8. Reúna a família em um único ambiente

1. Pense bem onde preparar alimentos

Na hora de planejar a ceia, é importante definir os pratos e usar os eletrodomésticos de forma eficiente. O forno convencional é ideal para assados maiores, como carnes e aves, que demandam mais tempo de preparo. Já a air fryer ou o forno elétrico podem ser reservados para receitas mais simples, como biscoitos, pratos gratinados ou para reaquecer alimentos antes de servir

Outra dica é aproveitar ao máximo a capacidade do forno, assando duas receitas ao mesmo tempo, sempre que possível. Caso isso não seja viável, priorize os pratos que não precisam de pré-aquecimento e, em seguida, coloque os outros para assar, como bolos ou outros assados. Isso ajuda a otimizar o uso do equipamento e economizar energia.

 Reprodução/Mercado Livre Prefira usar o forno elétrico e air fryer para preparos mais simples — Foto: Reprodução/Mercado Livre

2. Descongele alimentos com antecedência

Nessa época, é comum preparar uma grande quantidade de alimentos, e uma boa estratégia para economizar energia é descongelar carnes e outros itens com antecedência. Isso não apenas facilita a organização, mas também evita o uso excessivo do micro-ondas, que gasta muita energia ao realizar o degelo de alimentos, especialmente quando estão muito congelados. Além disso, o uso frequente do aparelho pode acelerar seu desgaste.

Colocar alimentos congelados diretamente no forno ou na air fryer também não é recomendado, já que o tempo de preparo será muito maior, aumentando o consumo de energia. Para carnes e aves, que demoram mais para descongelar, o ideal é retirá-las do congelador na noite anterior e deixá-las na parte refrigerada da geladeira, garantindo segurança e eficiência no preparo.

3. Cuidado com o abre e fecha da geladeira

A geladeira é frequentemente apontada como um dos maiores vilões da luz em casa, especialmente no período de festas. Com o aumento no armazenamento de bebidas e alimentos, é natural que o consumo suba. No entanto, um dos hábitos que mais impacta na fatura de energia é abrir a porta com frequência. Cada vez que isso acontece, o ar quente entra no interior, forçando o motor a trabalhar mais para manter a temperatura adequada, o que aumenta significativamente o gasto energético.

 Reprodução/Freepik Antes de começar o preparo da ceia, separe os ingredientes para evitar a abertura constante da geladeira — Foto: Reprodução/Freepik

Uma boa dica para evitar esse problema é separar todos os ingredientes da receita de uma vez, como ovos, leite e manteiga, antes de começar a cozinhar. Já no caso das bebidas, pode ser mais difícil controlar as idas à geladeira, mas uma alternativa prática é deixar algumas delas em baldes de gelo na mesa, especialmente se você estiver recebendo muitas pessoas em casa.

4. Aproveite o calor residual

Quando estiver cozinhando, seja no fogão, cooktop ou forno, uma boa estratégia é desligar o aparelho alguns minutos antes de o prato estar totalmente pronto. O calor restante ajuda a finalizar o preparo, o que pode resultar em uma economia significativa de energia elétrica e também evitar que o prato passe do ponto, especialmente em receitas mais delicadas.

5. Não deixe o ar ligado o tempo todo

O Natal no Brasil coincide com o verão, trazendo altas temperaturas em quase todo o país. Nesse cenário, o ar-condicionado é muito importante para garantir o conforto térmico, mas pode aumentar significativamente a conta de luz, especialmente quando há mais pessoas no ambiente, exigindo muito do aparelho.

Para otimizar o uso, o ideal é ligar o apaelho um pouco antes do momento de receber as pessoas, assim, o ambiente já estará climatizado, utilizando recursos como o temporizador para programar o desligamento e evitar que fique ligado desnecessariamente. Além disso, use e abuse do ventilador de teto para auxiliar o dispositivo a refrescar o cômodo.

 Divulgação/Midea Use o ar-condicionado em uma temperatura entre 22 e 25º C para não aumentar muito o consumo — Foto: Divulgação/Midea

6. Não deixe eletrodomésticos em standby

Quando o objetivo é reduzir o consumo de energia durante as festas, toda economia faz diferença. Por isso, comece desligando os aparelhos que ficam em modo stand-by, como fornos, micro-ondas e air fryers. Embora o consumo nesse modo seja baixo, se os aparelhos ficarem ligados o tempo todo ao longo do mês, isso pode resultar em um aumento considerável no consumo total. Logo, essa redução pode compensar o gasto maior durante o período.

7. Faça a manutenção dos aparelhos com antecedência

A manutenção preventiva dos eletrodomésticos é muito importante para evitar imprevistos, principalmente na hora de preparar a ceia ou receber os convidados. Por isso, aproveite as semanas antes das festas para dar uma geral nos aparelhos, limpar bem e checar itens como as borrachas de vedação da geladeira, o funcionamento do micro-ondas e as condições do forno. Ainda, fique atento a possíveis vazamentos ou falhas no isolamento para garantir que tudo esteja em ordem durante as comemorações.

 Reprodução/Getty Images Faça a manutenção dos eletrodomésticos, verificando as borrachas da geladeira, por exemplo — Foto: Reprodução/Getty Images

8. Reúna a família em um único ambiente

Durante a reunião com a família ou amigos, o ideal é concentrar todos em um único ambiente, seja na sala ou área externa. Isso ajuda a diminuir o consumo de energia com iluminação e climatização, como ar-condicionado ou ventiladores. Além disso, ao manter as pessoas em um só cômodo, diminui-se o uso de outros aparelhos nos outros ambientes, como televisores, por exemplo.

📹Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro