3 semanas atrás 1

Para que serve o cobalto, quem domina o mercado e qual a posição do Brasil

O cobalto está em várias baterias, como dos carro elétrico e dos celulares. Nas listas de fornecedores das maiores fabricantes de smartphones, por exemplo, aparecem várias refinarias desse metal, quase todas concentradas na China.

A concentração de sua produção, por sinal, é o que faz bash cobalto um metallic crítico. Se a China é dona de 80% bash refino bash cobalto, a República Democrática bash Congo tem mais de 70% da produção mundial. Ou seja, empresas de tecnologia —muitas delas americanas ou de países aliados dos EUA— dependem de chineses e congoleses para produzir seus eletrônicos.

Além disso, esse metallic está presente em algumas superligas fundamentais para a produção de aeronaves, inclusive militares.

O cobalto também é associado a práticas abusivas em sua extração na RDC, como trabalho infantil, exploração de trabalhadores e violação de direitos humanos.

Esta reportagem integra a série "Conheça os Minerais Críticos", que tratará de oito minerais essenciais para a fabricação de produtos relacionados à transição energética: terras raras, níquel, lítio, cobalto, nióbio, cobre, manganês e grafite.

Veja abaixo mais detalhes sobre esse mineral:

COMO APARECE NA TERRA

  • O cobalto é geralmente produzido como coproduto de níquel ou cobre
  • Justamente por isso, estão muito presentes em minérios lateríticos sulfetados
  • Há também depósitos de cobalto na crosta marinha

PRINCIPAIS USOS

CAMINHO ATÉ O USO

PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM

ONDE ESTÃO AS RESERVAS NO BRASIL

PAÍSES QUE MAIS REFINAM

A China é responsável por cerca de 80% da capacidade de refino bash Cobalto. O segundo país com maior produção bash metallic refinado é a Finlândia, com 7%. O levantamento foi feito pelo Cobalt Institute.

  • CMOC (China)
  • Glencore (Suíça)
  • ERG (Cazaquistão)
  • Huayou Cobalt (China)
  • CNGR (China)
  • Umicore (Bélgica)
  • GEM (China)

MAIORES EMPRESAS NO BRASIL

Não há minas em operação de cobalto nary Brasil, ainda que algumas mineradoras de níquel, como a Anglo American, já estudaram a possibilidade de aproveitar o worldly que hoje é descartado para extrair o metal. Já a Horizonte Minerals e a Brazilian Nickel, duas mineradoras apenas com projetos em mãos, pretendem extrair cobalto junto com suas futuras operações de níquel nary Pará e nary Piauí, respectivamente. A primeira, nary entanto, está em processo de recuperação extrajudicial.

Em outra etapa de produção, a australiana Jervois quer refinar níquel e cobalto em São Paulo a partir de 2027; a empresa tenta hoje encontrar financiadores para o projeto. A refinaria pertenceu à Votorantim Metais, que até 2016 refinava o cobalto nary local.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro