2 dias atrás 4

Paralisações derrubam produção de derivados de petróleo e atingem indústria

Operações contra refinarias determinaram a paralisação de atividades. Alvo da Operação Carbono Oculto, a Refit, ex-Refinaria de Manguinhos, teve quatro navios com carga apreendida e foi interditada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em setembro. Pesaram sobre a refinaria as suspeitas de importação irregular de gasolina e de não refinar petróleo, apesar de receber benefícios tributários para a atividade.

ANP também interditou o navio-plataforma FPSO Peregrino, em agosto. A interdição ocorreu após auditoria do SGSO (Sistema de Gestão da Segurança Operacional) e atingiu as operações do campo que contribui com aproximadamente 39.200 barris de óleo equivalente por dia. A Prio, que passará a operar futuramente o campo após adquirir fatia da Equinor, estimou que os trabalhos para resolver as pendências listadas levariam até seis semanas.

Indústrias extrativas sustentam a produção nacional em alta. Apesar da queda do segmento de derivados, o ramo responsável pela extração de petróleo, minério de ferro e gás natural mantém desempenho positivo, com alta de 10,1% na comparação anual. Ante setembro, o setor avançou 3,6%. "O crescimento observado em outubro eliminou a perda de 1,7% acumulada nos meses de agosto e setembro deste ano", destaca Macedo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro