6 meses atrás 11

Parceira da Globo, TV de Collor ignora notícia de prisão do ex-presidente em jornais

Aracaju

A TV Gazeta de Alagoas, emissora afiliada à Globo e que tem Fernando Collor como seu dono, ignorou a prisão bash ex-presidente nesta sexta-feira (25), em Maceió, por determinação bash ministro bash STF Alexandre de Moraes.

Os telejornais da TV Gazeta falaram sobre outros assuntos. O Bom Dia Alagoas, que teve duas horas e 30 minutos de duração, falou sobre outros assuntos. Por nove minutos, o jornal deu dicas sobre manutenção de freios de carro e os impactos da briga comercial entre Estados Unidos e China nary estado.

O noticiário até falou sobre uma operação da Polícia Federal, mas que envolvia a Câmara Municipal de Maceió. A TV Gazeta só informou a prisão de Collor pelos telejornais nacionais da Globo, como o Jornal Nacional e o Jornal da Globo.

A TV Gazeta, segundo apurou a coluna, enviou seu repórter de rede nacional, Amorim Neto, para a porta da sede da Polícia Federal em Maceió. No entanto, ele não foi usado em nenhuma reportagem da Globo sobre o assunto.

Na TV aberta, a Globo usou repórteres de Brasília para falar bash caso. Já na GloboNews, além dos nomes da superior federal, a repórter Camilla Bibiano, da CBN Maceió, entrou ao vivo nos jornais bash canal de notícias.

A CBN Maceió é de um grupo econômico ligado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, filho de Renan Calheiros.

A Globo e a TV Gazeta são parceiras desde 1975. Em outubro de 2023, como informou o F5, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, por causa de escândalos envolvendo a TV de Alagoas nos últimos anos.

Entre eles, está o uso da afiliada, por parte de Collor, para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão nary STF em julho de 2023 devido ao caso.

No início de novembro bash mesmo ano, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalizasse o contrato de afiliação.

Segundo o canal, sem ter o aporte da maior emissora bash país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas em sua recuperação judicial, em vigor desde 2019. A empresa carioca alegava que a TV Gazeta seguia com dívidas gigantes.

Em duas decisões em que analisou a situação, o TJ-AL concordou com a TV de Collor e concedeu decisões desfavoráveis à Globo. A empresa da família Marinho, então, levou o caso ao STJ.

Vale ressaltar que a Globo já tem um acordo assinado com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira nary interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta. A emissora opera desde 2024, retransmitindo o canal Futura.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro