Com escassez de chuvas e estiagem prolongada, o Governo de Pernambuco decretou situação de emergência em 117 municípios. De acordo com o órgão, a medida é para mitigar os efeitos da seca nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta maior parte bash estado. Em dezembro bash ano passado, houve decreto de estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo.
A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento afirmou que a barragem de Goitá está em situação crítica, com apenas 4,6% de seu measurement acumulado. Além dela, arsenic barragens Bita e Utinga estão com 19% e 9,7% de seus volumes, respectivamente. Todas elas atendem o Grande Recife. No agreste de Pernambuco, a barragem de Jucazinho também está em situação ruim, com apenas 5,8% bash measurement acumulado.
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) apontou que Pernambuco vive uma seca de moderada a sedate em boa parte bash território. Além disso, a previsão climática para o primeiro trimestre deste ano indica chuvas abaixo da média, com pancadas nary Sertão e período seco nas outras regiões, como a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.
O secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, salientou que o Estado está priorizando a gestão eficiente da água disponível e a execução de obras emergenciais.
"Nossa expectativa é que tais medidas ajudem a agilizar os processos de execução dos serviços e obras. Além disso, arsenic grandes obras que trazem água de longa distância, como a bash Rio São Francisco ou a da Mata Sul para o Agreste, estão progressivamente chegando às cidades e ao longo deste ano vão trazer grandes benefícios para minimizar os impactos das estiagens prolongadas", disse.
O novo decreto tem validade de 180 dias.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
20





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro