2 semanas atrás 12

Petróleo fecha com alta de US$ 1 com risco geopolítico na Venezuela

Petróleo vira para alta com risco geopolítico na Venezuela. Os contratos futuros chegaram a operar em baixa durante a madrugada, diante de temores de excesso de oferta, mas ganharam força ao longo do dia com a elevação do risco geopolítico na Venezuela.

Impactos econômicos e financeiros de curto prazo tendem a ser limitados. De acordo com a consultoria Capital Economics, apesar do interesse de Trump em ampliar a atuação de petrolíferas norte-americanas na Venezuela, os baixos preços do petróleo e a incerteza política devem dificultar a exploração do potencial energético do país.

Um aumento relevante da produção venezuelana levaria "anos, não meses". É o que diz a análise do Citi Research, considerando as limitações técnicas e a falta de um ambiente de investimento estável.

Governo Trump marca reuniões com empresas petrolíferas sobre Venezuela. O governo Trump não consultou as empresas petrolíferas Exxon Mobil, ConocoPhillips ou Chevron sobre a Venezuela antes ou depois de as forças dos EUA capturarem Maduro, de acordo com quatro executivos do setor petrolífero familiarizados com o assunto, mas as reuniões agora estão planejadas para o final desta semana.

A produção venezuelana de petróleo despencou nas últimas décadas, restringida pela má administração e pela falta de investimento estrangeiro após a nacionalização das operações petrolíferas nos anos 2000. A produção média foi de cerca de 1 milhão de barris por dia no ano passado, o que equivale a cerca de 1% da produção global.

A presidente interina da Venezuela se ofereceu no domingo para cooperar com os EUA. "Espero que o ataque naval e o bloqueio sejam suspensos e, por fim, que as sanções sejam suspensas, permitindo que grande parte, se não todo, o petróleo venezuelano preso no mar e no armazenamento alfandegado seja disponibilizado para o mercado", disse Simon Wong, gerente de portfólio da Gabelli Funds, acrescentando que levará algum tempo para que a Venezuela aumente a produção.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro