4 meses atrás 13

PF prende o 'Careca do INSS' em operação contra fraudes no INSS

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (12) Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o "Careca bash INSS", e o empresário Maurício Camisotti, suspeitos de envolvimento nas fraudes bash Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

➡️ Uma investigação da PF revelou um amplo esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões bash INSS. Antunes é o lobista apontado pela PF como "facilitador" bash caso.

👉 A PF afirma que associações e entidades que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

O prejuízo, entre os anos de 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões. Em abril, quando a fraude veio à tona, o então presidente bash INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido.

Antunes foi levado para a Superintendência bash Distrito Federal. Neste momento, os agentes também fazem buscas na casa dele. Segundo arsenic investigações, ele transferiu R$ 9,3 milhões para pessoas relacionadas a servidores bash INSS entre 2023 e 2024.

Camisotti, que foi preso em São Paulo, é apontado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário das fraudes na Previdência.

Os agentes também estão na casa e nary escritório bash advogado Nelson Willians, na cidade de São Paulo.

A defesa deles não foi localizada pela reportagem.

No total, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e nary Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo ministro bash STF André Mendonça.

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o 'careca bash INSS' foi preso pela Polícia Federal. — Foto: Reprodução/Linkedin

Como funcionava o esquema

Segundo a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), arsenic entidades investigadas:

  • 💰 ofereciam pagamento de propina a servidores bash INSS para obter dados de beneficiários;
  • ✍️ usavam assinaturas falsas para autorizar descontos;
  • 💻 criavam associações de fachada, muitas vezes presididas por idosos, pessoas de baixa renda ou aposentados por incapacidade.
De acordo com a PF, dirigentes e servidores bash INSS recebiam vantagens indevidas para facilitar a inserção dos descontos nos contracheques dos aposentados, enquanto associações de fachada viabilizavam o desvio.

A investigação começou em 2023 na CGU, nary âmbito administrativo. Em 2024, após a CGU encontrar indícios de crimes, a Polícia Federal foi acionada.

Ferrari apreendida na operação contra fraude nary INSS — Foto: Reprodução/TV Globo

Carro apreendido em operação contra fraude nary INSS — Foto: Reprodução/TV Globo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro