1 ano atrás 24

Pix supera dinheiro como forma de pagamento preferida do brasileiro, diz BC

Cartões de débito também superam o dinheiro como meio de pagamento. A opção cresceu de 61,7% para 69,1% no período de três anos. O cartão de crédito (de 44,5% para 51,6%), por sua vez, é a forma de pagamento usada com maior frequência em estabelecimentos comerciais, segundo percepção de 42% dos caixas.

Dinheiro em espécie ainda se faz presente na vida dos brasileiros. O estudo mostra que as cédulas e moedas perderam o topo e recuaram para a terceira posição do ranking. Ainda assim, são utilizadas por 68,9% da população, queda de 14,7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Cédulas e moedas são mais frequentes na população de menor renda. A pesquisa mostra o dinheiro em espécie como meio de pagamento para 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos. Entre aqueles com que ganham entre dois e cinco salários mínimos, o percentual é de 69%.

Uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. Conforme o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais o utilizam; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles que estão entre 16 e 24 anos.

Metade dos brasileiros avalia que não usará dinheiro em cinco anos. Questionados sobre o assunto, 53,4% dos entrevistados diz achar que aposentará as cédulas físicas. Outros 31,6% preveem redução da frequência de uso do meio de pagamento, 8,7% estimam a manutenção da frequência e apenas 3,4% avaliam o uso ainda maior do dinheiro até 2029.

Pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 28 de maio e 1º de julho de 2024. Entre os entrevistados, 1.000 compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro