2 horas atrás 2

PL divide eleição nos estados entre Bolsonaro e Valdemar, mas veto de contato é obstáculo

O PL definiu uma divisão de tarefas entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, para a eleição deste ano —o primeiro será responsável pela escolha de candidatos ao Senado, enquanto o segundo definirá os candidatos aos governos estaduais e as chapas para deputado federal.

A estratégia, porém, tem como obstáculo a proibição de visitas de Valdemar a Bolsonaro, que cumpre pena por tentativa de golpe de Estado na Papudinha, em Brasília. No mês passado, o presidente do PL teve um pedido de visita negado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes por ser investigado no inquérito da trama golpista.

FolhaJus

A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha

Aliados de Valdemar e do ex-presidente pleiteiam que o STF derrube a restrição de contato, além de insistirem na prisão domiciliar para Bolsonaro. O argumento é o de que o planejamento eleitoral do partido ficará prejudicado se a interlocução for feita apenas por meio de intermediários.

"No ano eleitoral, o presidente do maior partido não poder falar com o maior líder político desse partido é algo que desequilibra o jogo. E a eleição tem que ser democrática", diz o senador Wellington Fagundes (PL-MT), que vai concorrer ao Governo do Mato Grosso.

No início de fevereiro, o senador esteve com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para reforçar o pedido de que Bolsonaro vá para a prisão domiciliar e Valdemar possa visitá-lo.

Fagundes diz esperar que uma decisão favorável seja dada em breve. "Isso tem que acontecer agora, o processo eleitoral já começou. E com o líder do PL preso e praticamente incomunicável, claro que dificulta."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro