1 hora atrás 1

Políticos de esquerda assinam manifesto contra avanço da 'direita radical' no mundo

Políticos de esquerda assinaram um manifesto no qual advertem para o avanço da extrema direita no mundo e criticam a "intensificação de agressões imperialistas destinadas a se apropriar de recursos e explorar populações".

O documento é assinado por 230 personalidades de 50 países. No Brasil, assinaram o escritor Frei Betto, as deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS), os ex-governadores do Rio Grande do Sul Tarso Genro e Olivio Dutra e João Pedro Stedile, uma das lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), entre outros nomes.

O manifesto afirma que extrema direita e as forças neofascistas estão avançando em todos os continentes" e cita elementos comuns que comprovariam isso, como tentativas de flexibilizar proteções trabalhistas, privatizações e políticas de austeridade, além do aumento de gastos militares.

Segundo o texto, há uma tentativa de direcionar um descontentamento com o neoliberalismo a "grupos oprimidos e espoliados", entre eles migrantes, mulheres, pessoas LGBTQIA+ e beneficiários de programas sociais.

"O desejo de acumular riqueza nas mãos do capital e a busca incansável pelo lucro máximo que sustentam as políticas da extrema direita também se manifestam na intensificação de agressões imperialistas destinadas a se apropriar de recursos e explorar populações", indica o texto.

"Esse fenômeno está entrelaçado à perpetuação de situações coloniais, exemplificadas pelo caso da Palestina, onde assume a forma de um genocídio orquestrado pelo Estado de Israel com a cumplicidade de seus aliados imperialistas", prossegue.

O documento defende a aliança de forças para coordenar ações concretas e convoca a Conferência Internacional Antifascista e Anti-imperialista, que será realizada em Porto Alegre de 26 a 29 de março.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro