3 horas atrás 1

Por que a lava-louça não seca? Veja possíveis motivos e o que fazer

As lava-louças, apesar do nome, não fazem apenas a limpeza, mas também a secagem dos utensílios. É justamente essa dupla função que coloca o aparelho entre os eletrodomésticos mais desejados. Por isso, a frustração é inevitável quando, ao fim do ciclo, os itens saem lavados, mas ainda molhados.

O problema pode ter diversas causas, que vão desde a desativação acidental da função de aquecimento até o acúmulo de resíduos em componentes internos. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo com as principais causas e as soluções mais comuns. Confira!

Por que a lava-louça não seca? Veja as possíveis causas para o problema e aprenda como resolver — Foto: Reprodução/Amazon Por que a lava-louça não seca? Veja as possíveis causas para o problema e aprenda como resolver — Foto: Reprodução/Amazon

Motivos que levam a lava-louça a parar se secar

  1. Falta líquido secante na lava-louça
  2. Ciclo de secagem está desativado
  3. Lava-louças foi carregada do jeito errado
  4. Lava-louças está suja
  5. A qualidade da água é ruim
  6. Falha em componentes
  7. Detergente foi aplicado na louça

1. Falta líquido secante na lava-louça

As máquinas lava-louças mais novas do mercado costumam usar a tecnologia de secagem por condensação. Nesse processo, a água é aquecida até virar vapor e, ao esfriar, as gotículas se depositam nas paredes do aparelho, não nos itens lavados. Para acelerar essa etapa, existe o líquido secante, desenvolvido especialmente para auxiliar na fase de secagem.

O produto é feito à base de surfactantes e emulsificantes, que reduzem a tensão superficial da água, fazendo com que ela condense e evapore mais rapidamente, além de garantir um brilho nas louças que o detergente sozinho não consegue oferecer.

Apesar de o uso ser recomendado para otimizar a secagem, o produto deve ser utilizado na medida correta, sem excessos, para impedir o surgimento de irritações na pele, na garganta ou nos olhos do usuário.

 Tainah Tavares/TechTudo O líquido secante potencializa o processo de secagem, mas não deve ser utilizado em excesso — Foto: Tainah Tavares/TechTudo

2. Ciclo de secagem está desativado

Alguns modelos de lava-louça mais antigos realizam a secagem por meio de uma resistência localizada no fundo da cuba. Nesses casos, é comum que o usuário precise ativar o ciclo de secagem manualmente. Por isso, se em algum momento o aparelho não secar a louça, vale conferir primeiro se essa função foi acionada corretamente. Ainda, mesmo em modelos mais recentes, apesar de contarem com ciclos automáticos mais completos, pode haver situações em que a secagem precise ser ativada separadamente.

 Divulgação/ Brastemp Em alguns modelos de lava-louça, o ciclo de secagem deve ser ativado separadamente. — Foto: Divulgação/ Brastemp

3. Lava-louças foi carregada do jeito errado

A maneira como a louça é carregada na máquina influencia diretamente o funcionamento e, consequentemente, a eficiência da lavagem e da secagem. Isso porque acomodar os itens de maneira errada favorece o acúmulo de água, comprometendo o resultado. Por isso, é importante não sobrecarregar as prateleiras da lava-louças e posicionar os utensílios de modo que a água consiga escorrer ao longo do ciclo, impedindo a formação de poças em copos, xícaras, bowls e panelas.

 Reprodução/Freepik Use o manual de instruções para fazer o carregamento correto da lava-louças — Foto: Reprodução/Freepik

A limpeza da lava-louças é a principal forma de garantir que ela vai funcionar corretamente, tanto na lavagem quanto na secagem. Se o aparelho fica muitos meses sendo utilizado com frequência, mas não passa por nenhuma higienização, a sujeira retirada das louças, bem como o resíduo de detergente e líquido secante, acabam se acumulando. O resultado são utensílios engordurados e que não secam, mesmo com o ciclo completo de lavagem ativado.

 Reprodução/Electrolux Uma lava-louça suja precisa trabalhar dobrado, e mesmo assim não garante uma secagem eficaz — Foto: Reprodução/Electrolux

Portanto, o filtro e os braços aspersores devem sempre ser lavados, com a frequência a depender principalmente do fluxo de uso. Limpe com água quente, detergente e uma esponja macia, que vai ajudar a remover todos os resíduos, tanto de comida quanto de produto. Além disso, é importante também limpar as borrachas de vedação com um pano úmido, pois elas garantem que a lava-louças fique bem fechada e faça a secagem corretamente.

5. A qualidade da água é ruim

A água rica em cálcio e magnésio também pode ser o problema para a lava-louça não secar os utensílios. Essa água é considerada ruim porque o excesso dos componentes químicos nela deixa resíduos minerais na louça, criando um filme que impede a evaporação completa e podendo, ainda, causar manchas.

Para resolver essa questão, usar sal especial (diferente do de cozinha) ajuda a remover o excesso de cálcio e magnésio. Muitas lava-louças possuem um compartimento para esse tipo de sal. O líquido secante também vai ajudar a ter melhores resultados na secagem, desde que usado na medida certa.

Na pior das hipóteses, algum componente da lava-louça pode falhar e a solução desse problema ser mais complexa. Se a máquina funciona com secagem por resistência, ela pode ser a razão do problema. Para verificar, é necessário um multímetro, instrumento que serve para medir grandezas elétricas como tensão, corrente e resistência. A máquina deve ser desligada da tomada para abrir o painel inferior. Se a resistência realmente não funcionar, um profissional deve ser chamado para fazer a troca.

 Reprodução/Mercado Livre algum componente da lava-louça pode falhar e a solução desse problema ser mais complexa — Foto: Reprodução/Mercado Livre

Além disso, o termostato de alta temperatura com defeito também pode ser a origem do problema. Nesse caso, é preciso chamar um profissional para averiguar. Se todos os motivos mais simples forem descartados e a suspeita de problema seja técnica, agende uma visita para que um especialista possa resolver o problema.

7. Detergente foi aplicado na louça

Por falta de conhecimento do funcionamento da lava-louças, muitos usuários cometem o erro de aplicar detergente comum diretamente na louça antes de levá-la a máquina. Acontece que existem detergentes desenvolvidos especificamente para usar no aparelho, e que sempre devem ser colocados no compartimento exclusivo. Colocar o produto de uso comum nos utensílios vai comprometer o processo de secagem, e ainda pode causar outros problemas de funcionamento no eletrodoméstico.

 Reprodução/Freepik O detergente comum não deve ser usado na lava-louça, pois compromete a eficácia da secagem — Foto: Reprodução/Freepik

O detergente comum gera um excesso de espuma que impede a máquina de enxaguar totalmente, o que deixa resíduos na louça, podendo gerar manchas e, principalmente, deixando os utensílios molhados ao fim do ciclo. A louça não precisa de uma pré-lavagem antes de ir para a máquina, basta apenas jogar os restos de comida e bebida no lixo e colocá-las no compartimento.

LG apresenta ROBÔ 'MORDOMO' na CES 2026!

LG apresenta ROBÔ 'MORDOMO' na CES 2026!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro