2 semanas atrás 1

Por que ações das petroleiras do Brasil caem após ação dos EUA na Venezuela

Esse movimento sugere que os investidores não estão reagindo apenas ao preço do Brent, mas à percepção de uma maior oferta global e menor risco geopolítico estrutural, fatores que podem limitar ganhos sustentados para as petroleiras do Brasil.
Sidney Lima

Oscilações têm sentido oposto das petroleiras dos EUA. Ao contrário daquilo que é observado na Bolsa brasileira, as ações das petroleiras norte-americanas Valero Energy (+9,2%), Phillips 66 (+7,74%), Marathon Petroleum (+7%), Chevron (+5%) e Exxon Mobil (+2,2%) registram avanços significativos no final desta tarde. Luís Castro da Fonseca, gestor de ações da Nest Asset Management, afirma que o cenário reflete os ganhos projetados das empresas com a eventual expansão de volume de produção.

A Venezuela tem uma capacidade produtiva enorme reprimida. Com a retomada gradual da produção, as petroleiras americanas podem ampliar significativamente a produção total, compensando preços menores com maior escala e gerar mais lucro.
Luís Castro da Fonseca

Ações de algumas gigantes europeias têm rumos distintos. Os papéis da Shell e da British Petroleum, ambas do Reino Unido, caem 0,5% e 0,57%, respectivamente. O sinal negativo também é observado pelas empresas

Os investidores preferem aguardar maior clareza sobre a oferta global, impactos geopolíticos e projeções de resultados das companhias antes de recalibrar suas posições em ativos de energia.
Sidney Lima

Movimentações ocorrem após ofensiva dos EUA na Venezuela. Após os ataques, o presidente Donald Trump acusou o movimento político e ideológico fundado por Hugo Chávez de "roubar" o petróleo dos Estados Unidos e defendeu a volta das petroleiras norte-americanas para recuperar o setor. "Vamos incentivar nossas grandes empresas de petróleo, as maiores do mundo, a entrar [na Venezuela], gastar bilhões de dólares, arrumar a infraestrutura do petróleo, que está quebrada, e levar dinheiro para o país", disse.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro