1 hora atrás 2

PP e União Brasil publicam nota em defesa de Toffoli e dizem que 'narrativas' atacam a democracia

A Federação União Progressista, que une o PP e o União Brasil, publicou nesta sexta-feira (13) nota em que defende o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, que deixou a relatoria do caso Master após a PF (Polícia Federal) apresentar indícios de crimes à corte.

Assinada pelos presidentes nacionais dos partidos, Ciro Nogueira, do PP, e Antonio Rueda, do União Brasil, a nota diz que as legendas reiteram a confiança na integridade de Toffoli.

Segundo os partidos, apenas um lado da história tem sido repetido "inúmeras vezes sem base sólida", e estão sendo criadas narrativas para "colocar a opinião pública contra o ministro".

"Atentar contra o ministro Toffoli é enfraquecer não só um servidor da Nação ou um Poder da República, mas sim atacar os pilares do nosso próprio sistema democrático", afirma o texto.

O Solidariedade também publicou nota em apoio ao magistrado nesta sexta-feira (13). Nela, o partido diz que corporações e a imprensa têm promovido um "linchamento mortal", "com base em pré-julgamentos e vazamentos seletivos de elementos de informação".

A Folha mostrou que a Cúpula do Congresso e o centrão atuaram para blindar o ministro e afastar a possibilidade de impeachment. Na quinta-feira (12), presidentes de diversos partidos foram convidados a assinar uma nota conjunta, mas foi decidido que cada legenda publicaria sua própria nota, se assim o desejasse.

A saída do ministro da relatoria do caso Master foi comunicada em nota assinada pelos dez ministros do STF na noite de quinta –a vaga que era de Luís Roberto Barroso ainda não foi ocupada.

Na declaração, os ministros também defendem Toffoli e afirmam que há "inexistência de suspeição ou de impedimento". Dizem, porém, que o presidente do tribunal, Edson Fachin, aceitou o pedido do ministro para sair do caso. A relatoria será ocupada por André Mendonça, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro