1 hora atrás 1

Presidente da Câmara de SP encaminha reeleição, e adversário fica por um fio

Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil) recebeu formalmente o apoio de nove partidos e consolidou larga vantagem em sua disputa pela reeleição.

Já seu adversário, Rubinho Nunes (União), escolhido pelo União Brasil, tem a candidatura por um fio. Seus aliados avaliam que ele deve retirá-la em breve para não sofrer uma derrota acachapante em 15 de dezembro, data da eleição.

Na quinta-feira (4), a decisão do PT de apoiar Teixeira após reunião tensa com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), articulador da reeleição do atual presidente, consolidou sua vantagem na disputa. O PT tem oito vereadores, a maior bancada da Casa.

Na sequência, MDB, PL, Republicanos, PP, PSD, Podemos, PV e Novo publicaram notas em apoio a Teixeira. O vereador João Jorge (MDB), que trabalha pela reeleição de Teixeira, contabiliza 43 votos favoráveis de 55 possíveis.

Os votos restantes estão concentrados, em sua maioria, no PSOL, cujos vereadores também não admitem a possibilidade de votar em Rubinho, e no União Brasil.

.

A cúpula municipal do União Brasil, comandada pelo ex-presidente da Câmara Milton Leite, pressiona pelo cumprimento de um acordo assinado pelos vereadores do partido no ano passado, inclusive pelo próprio Teixeira, segundo o qual os membros da bancada da sigla se revezariam no comando da Câmara em esquema de rodízio. Leite é o principal fiador da candidatura de Rubinho.

"Não cantamos vitória antes da hora, mas vemos, sim, vantagem consolidada. O apoio do prefeito foi algo que trouxe muita consistência à candidatura do Ricardo Teixeira. E, com todo respeito ao Rubinho, os companheiros da base não querem votar em quem abandonou o barco na hora de dificuldade", afirma João Jorge.

Ele se refere à decisão de Rubinho de apoiar Pablo Marçal (PRTB) em meio à eleição municipal do ano passado. Desde então, o vereador passou a ser encarado como desafeto por Nunes, que definiu sua indicação para a presidência como uma afronta do União Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro