3 horas atrás 2

Presidente interina da Venezuela diz que cogita visitar EUA após receber convite de secretário de Trump

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse ter sido convidada para ir aos Estados Unidos durante a visita do secretário de Energia americano, Chris Wright, a Caracas, em entrevista para a NBC News, divulgada nesta quinta-feira (12).

"Fui convidada para os Estados Unidos. Estamos considerando ir para lá assim que estabelecermos essa cooperação e pudermos avançar com tudo".

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o secretário de Energia dos EUA, Chris Wright — Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

Nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também voltou a falar sobre a Venezuela. Em um post na rede Truth Social, afirmou que seu secretário de Estado, Marco Rubio, e outros funcionários do governo estão "lidando muito bem" com a presidente interina, e que o "petróleo está começando a fluir".

"As relações entre a Venezuela e os Estados Unidos têm sido, para dizer o mínimo, extraordinárias! Estamos lidando muito bem com a Presidente Delcy Rodríguez e seus representantes. O petróleo está começando a fluir e grandes quantias de dinheiro, não vistas há muitos anos, em breve ajudarão muito o povo da Venezuela", escreveu.

"Farta" de ordens de Washington

“Chega de ordens de Washington sobre os políticos na Venezuela. Deixemos que a política venezuelana resolva nossas diferenças e conflitos internos. Chega de potências estrangeiras”, declarou Rodríguez durante um discurso a trabalhadores do setor petrolífero no estado de Anzoátegui, no leste do país.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, fala no Congresso Nacional, em Caracas, no dia 4 de dezembro de 2025 — Foto: Pedro Mattey/AFP

“Falamos sobre muitas coisas, e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, disse Trump à época. “E ela é uma pessoa incrível. Quero dizer, é alguém com quem temos trabalhado muito bem.”
“Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, declarou.

Segundo o The New York Times, semanas antes da operação que resultou na captura de Maduro, autoridades dos EUA já haviam decidido que o nome de Delcy Rodríguez seria “aceitável”, ao menos de forma temporária.

Delcy Rodríguez toma posse como presidente da Venezuela 

Delcy Rodríguez toma posse como presidente da Venezuela 

Em sua primeira declaração após a captura de Maduro, Rodríguez pediu calma e afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”. Ela também classificou o episódio como um “sequestro” promovido pelos Estados Unidos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro