4 horas atrás 4

Pressão de Trump sob a Groenlândia faz 'chover' candidatos ao serviço militar da Dinamarca

O alistamento no país é obrigatório, mas o volume de voluntários tem sido suficiente para preencher as vagas. Alguns candidatos chegam a ser rejeitados, mesmo após a ampliação do tempo de serviço de quatro para 11 meses.

Um grupo de 120 novos soldados está participando de um teste para o novo modelo com treinamento maior. Segundo o coronel Kenneth Strøm, chefe do programa de recrutamento, a mudança permite ampliar a capacidade de combate com mais rapidez.

“Acho que isso dá mais oportunidade de aprender e ganhar mais experiência”, disse Leorah Olsen, recruta de 19 anos, ao comentar o aumento do tempo de serviço.

A decisão de ampliar o período de alistamento foi adiada por anos. Segundo Peter Viggo Jacobsen, da Academia de Defesa da Dinamarca, o cenário mudou após Trump ameaçar tomar a Groenlândia.

Também pesou na mudança uma avaliação da inteligência militar que indicou que, em caso de ataque russo, os Estados Unidos poderiam não ajudar a Dinamarca.

“A Dinamarca estava adiando e esperando que não fosse necessário. Mas então Trump apareceu em janeiro do ano passado e começou a ameaçar tomar a Groenlândia”, afirmou.

“Se não podemos confiar nos americanos, e os russos estão realmente vencendo, então estamos em um mundo completamente novo.”

O coronel Kore Jacobsen, comandante de regimento, disse que o contexto internacional faz parte do treinamento das novas tropas.

Sebastian Heddegard, um recruta de 23 anos, disse que está animado com o serviço militar, apesar dos riscos. Questionado se o risco maior viria dos Estados Unidos ou da Rússia, ele respondeu: “Do mundo inteiro. Do jeito que as coisas estão”.

“Obviamente ir à guerra é uma parte importante, mas talvez não aconteça. Vou viver um dia de cada vez.”

Soldados com distintivos representando as bandeiras da Dinamarca e da Groenlândia em 31 de janeiro de 2026 — Foto: REUTERS/Stoyan Nenov

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro