1 hora atrás 2

Prévia do PIB cai 0,25% em outubro, com perdas da indústria e dos serviços

Indústria e serviços guiam recuo do indicador. Os setores recuaram, respectivamente, 0,74% e 0,23% em outubro, em relação ao saldo de setembro. A agropecuária, por sua vez, cresceu 3,7% na comparação com o mês anterior.

Retração de atividade expõe efeito adverso da taxa Selic. A desaceleração econômica constatada pela "prévia do PIB" surge em meio à manutenção da taxa básica de juros a 15% ao ano, o maior patamar desde 2006.

O aumento dos juros é considerado prejudicial à produção. Isso acontece porque as taxas elevadas tornam o dinheiro e o crédito mais caros, representando um freio no consumo e na atividade econômica com o intuito de inibir o avanço da inflação.

Comparações com o ano passado permanecem positivas. A prévia do PIB indica que o nível da atividade econômica em outubro é 0,38% maior do que o verificado no mesmo mês do ano passado. No acumulado em 12 meses, a alta é de 2,52%, conforme os dados do BC.

O que é o IBC-Br

Indicador é calculado a partir de uma base similar à do IBGE. Com divulgações mensais, a coleta de dados do Banco Central é classificada como a "prévia do PIB" por antecipar o andamento da atividade econômica. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta os dados sobre o desempenho da economia apenas a cada período de três meses.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro