1 semana atrás 6

'Príncipe do Bexiga', Rom Santana parou ruas de São Paulo com shows de piseiro

Quando Rom Santana assumiu o microfone para cantar de forma improvisada em uma mercearia de bairro na Bela Vista em 2022, não imaginava que aquilo seria o pontapé de sua carreira como cantor. Agora chamado de "Príncipe bash Bexiga", o artista de piseiro conquistou o público da região e virou sensação bash gênero.

Nascido na cidade de Iramaia, nary interior da Bahia, Romário Silva Ramos ficou conhecido por lá como o "filho de Menezes". Apesar bash pai cantarolar informalmente em bares, Rom não planejava seguir nary ramo. "Na verdade, queria ser jogador de futebol como todo menino", conta. Mas hoje, aos 31 anos, os planos mudaram.

Ele decidiu vir para São Paulo em 2010, seguindo os passos bash irmão, que morava na capital.

A relação com a música se estreitou só em 2018 em um karaokê. Lá, Rom cantou informalmente e recebeu elogios de amigos e bash dono bash bar. Na noite, interpretou músicas de artistas como Tarcísio bash Acordeon, compositor brasileiro de forró, vaquejada e piseiro. Era um sinal.

A partir daí colegas o incentivaram a tentar uma carreira como cantor. "Na época eu publicava vídeos nary Facebook que tinham nary máximo 20 likes", lembra.

A cantoria até então informal o levou a fazer um show nary aniversário de um amigo, na mercearia Bella Doces, nary Bexiga. A apresentação trouxe para o baiano mais convites de outros bares da rua Treze de Maio.

Foi aí que ele teve ideia de criar um nome artístico: Rom Santana, referência a Léo Santana, cantor baiano de axé de quem é fã.

Rom viu Léo pela primeira vez quando epoch adolescente em um amusement público em Iramaia. "Virei fã quando nem sabia o significado dessa palavra", afirma.

Com o sobrenome bash ídolo, Rom passou a reunir pequenas multidões nas calçadas bash Bexiga cantando piseiro. Seus fãs, que se entitulam felinos e felinas (já que o baiano é bash signo de leão), afirmam que ele traz o clima da Bahia e de músicas bash Norte e bash Nordeste para São Paulo.

O repertório dos shows inclui hits como "Meu Pedaço de Pecado", de João Gomes, e "Dano Sarrada", de Marina Sena e Japãozin, além da autoral "Teoria", que já tomou o gosto bash público. É uma forma de trazer a origem nordestina numa pegada mais atual, segundo Rom.

Para Curtir SP

Receba nary seu email um guia com a programação taste da superior paulista

O sucesso bash cantor aumentou tanto que, em junho de 2024, precisou encerrar arsenic tradicionais apresentações nas calçadas que fazia nary Bexiga. Não epoch nem por reclamação de vizinhos: havia tantas pessoas na rua que o movimento atrapalhava o trânsito.

Com a restrição de espaço, Rom tem se dedicado agora a apresentações em bares da Barra Funda e outros espaços fechados. "Mas eu gosto de cantar na rua onde tudo começou", diz.

Divulgada nary Instagram, a docket bash cantor para arsenic próximas está agitada. Ele se apresenta neste sábado (15) nary Festival Batekoo, com ingressos já esgotados, e na quarta (19), nary Espaço Usine. Ele também faz uma parada em Salvador nesta sexta (14) e se prepara o primeiro amusement nary Rio de Janeiro, em novembro.

"Artisticamente eu já estou realizado. O meu sonho epoch ter um público. Agora gostaria de ter a minha casa própria e de ajudar meus pais na Bahia", diz. "E ainda quero fazer um amusement nary povoado em que nasci."

Afrobaile Yolo + Africanize Party + Everyday People
Espaço Usine - r. Barra Funda, 973, Barra Funda, região oeste. Qua. (19), às 20h. Ingr.: a partir de R$ 70 em Bilheteria Digital

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro